Última atualização: 18 de janeiro de 2024
É impossível deixar passar por despercebido as várias transformações que a pandemia nos trouxe. Essas mudanças afetaram todo o nosso modo de viver, de nos comunicarmos uns com os outros e, principalmente, a forma de se fazer negócios.
No mercado imobiliário, não foi diferente. Algo que passou a ser muito utilizado nessa área, para manter ou, até mesmo, aumentar a conversão de vendas nos limites da quarentena, foi o uso do meio digital por meio de, principalmente, vídeos em formatos diversos.
Vale lembrar que o cenário pandêmico não introduziu essas estratégias, mas sim acelerou o seu processo adoção. A necessidade de se adaptar fez com que empresas e clientes se tornassem mais receptivos à essas novas práticas.
Por isso, os tópicos que vamos tratar a seguir são estratégias que já eram usadas em menor escala há mais tempo. Mas que, prometem continuar sendo tendência do mercado imobiliário mesmo após a pandemia.
A superioridade digital
O digital é um meio de atuação muito mais vantajoso que qualquer outro para a maioria dos modelos de negócio. E agora, com o regime de quarentena, não só muitas empresas, mas também muitos clientes estão reconhecendo cada vez mais tais vantagens.
Podemos apontar algumas delas como:
- Não existem barreiras físicas;
- Maior segurança;
- Mais produtividade nos processos de compra e venda;
- Melhor custo benefício;
- Maior alcance e segmentação na divulgação de produtos e serviços.
Dessa maneira, é imprescindível que, para seu negócio continuar sendo um player relevante no mercado, deve-se adotar práticas digitais para imobiliarias. Por isso, vamos destacar algumas delas a seguir.
Vídeos em diversos formatos
No marketing, os formatos de mídia são avaliados pela sua capacidade de impacto e, nesse quesito, os vídeos sempre se destacam. Isso porque eles são o único formato que é capaz de causar impacto audiovisual. Para isso, existem dados levantados pela empresa de vídeo marketing, Breadnbeyond, que provam as vantagens do uso de vídeos:
- 72% dos consumidores preferem aprender sobre um produto ou serviço a partir de vídeos;
- Usuários retêm 95% da mensagem quando assistida via vídeo;
- Pesquisas apontam que uma audiência engajada deixará de lado o que estiver fazendo para assistir a um novo vídeo;
- 59% dos executivos preferem assistir a um vídeo do que ler um conteúdo em texto;
- 92% dos usuários de dispositivos móveis compartilham vídeos com outras pessoas;
- 82% de todo o tráfego de consumidores na internet virá de vídeos online até 2022;
- O consumo de vídeos em dispositivos móveis cresce na média de 100% a cada ano.
Além disso, ao falarmos de vídeos, também vale considerar a versatilidade deles, podendo ser produzidos de diversas formas. Por isso, uma boa estratégia de captação e conversão de clientes, vem da capacidade de diversificar a forma em que a comunicação é feita. Aqui vão alguns exemplos para o mercado imobiliário:
Vídeos de apresentação de imóveis
Um método já comum entre as imobiliárias e que, certamente, agrega valor ao negócio. Ao invés de se limitar a fotos, procure desenvolver um vídeo apresentando o imóvel que você oferece, o impacto será bem maior.
Vídeo sobre o bairro
Assim como é recomendado um vídeo para o imóvel em si, também é relevante produzir um para falar sobre o bairro em que está localizado. Mostre cenas do bairro em que é possível identificar a estrutura do mesmo e, inclusive, os pontos de interesse, como parques, academias, supermercados, entre outros. É aconselhável investir em um drone para estas filmagens.
Transmissões ao vivo
A interação com clientes e potenciais clientes é essencial e, por meio de transmissões ao vivo (lives), esta interação ocorrerá de forma orgânica e transparente. Desde a apresentação de um imóvel ao vivo, até mesmo um bate papo para esclarecimento de dúvidas são ideias de grande valor.
Vídeo de entrevistas
Entrevistas com personalidades relevantes do mercado resultarão em uma maior percepção de autoridade de sua marca. Fora isso, entrevistas com clientes satisfeitos também são uma ótima ideia para atrair novos clientes.
Vídeo com conteúdo relevante
A ideia aqui, seria entregar valor aos seus consumidores. Isto pode ser feito por meio de vídeos no Youtube, blog ou IGTV (Instagram). Neste tipo de vídeo, é interessante compartilhar dicas, informações e experiências. Alguns exemplos seriam, dicas de como analisar se um determinado imóvel ou bairro é o ideal para sua família, ou até mesmo passar instruções de como usar plataformas de compra e vendas.
Vídeos institucionais
Já falamos muito dos produtos que sua empresa oferece, mas não podemos deixar de lado a empresa propriamente dito. Afinal, seu cliente vai querer saber com quem ele está lidando. Pensando nisso, inclua no vídeo a história, a missão, os valores e a visão da empresa.
Qualquer um desses formatos de vídeos citados acima, agregarão valor ao empreendimento imobiliário. O importante é variar tanto nos formatos usados quanto nas mídias em que eles são divulgados. Isto é, desenvolva vídeos para o YouTube, WhatsApp, Instagram, TikTok, LinkedIn e/ou qualquer outro meio digital em que seu público-alvo está.
A produção audiovisual
Agora que você já conhece os diversos formatos e opções de vídeos, é preciso deixarmos claro que de nada adianta fazer o vídeo certo e divulgá-lo na plataforma correta se a sua produção não for executada com excelência.
Por isso, para adotar essa estratégia, é preciso investir em bons equipamentos e mão de obra. Isto é, câmeras, microfones, softwares de pós-produção e até mesmo, como já foi falado, drones.
Também é importante ter uma pessoa capacitada por trás de tais equipamentos. Por isso, é indicado contratar um videomaker profissional que também será capaz de elaborar um bom roteiro para a produção do vídeo.
O roteiro tem que ser pensado de acordo com a linguagem do seu público-alvo. Além disso é preciso ficar atento quanto à postura em vídeo. Ou seja, além da linguagem, deve-se pensar na roupa que será usada, bem como o ambiente em que será gravado.
Sistemas de gestão e comunicação online
Não se pode falar de tendências digitais sem destacar o uso de softwares para gestão imobiliária, principalmente, online. Diferente da produção de vídeos para o mercado, a vantagem que um software lhe proverá, é interna.
Isso quer dizer que o aprimoramento ocorrerá dentro de sua empresa, por meio de automatização de processos e aumento de produtividade. A ideia central é reduzir ou, até mesmo eliminar por completo, trabalhos rotineiros e repetitivos. Podendo assim, fazer com que você e sua equipe foquem em atividades mais estratégicas, visando um alcance mais eficiente das metas e objetivos do negócio.
A melhor parte é que não importa se seu modelo de negócio é locação, vendas ou ambos. Pois para isso, existem softwares para imobiliárias capazes de atenderem cada uma dessas situações, capazes de oferecer vantagens como:
- CRM completo para registro e envio de propostas;
- Portal online para divulgação de imóveis;
- Gestão de comissões com cálculo automático;
- Reajuste automático de aluguel;
- Controle de inadimplência;
- Gestão financeira completa de imóveis;
- Atualização automática de índices monetários e muito mais.
Aplicativo de comunicação online
Além de um software de gestão para imobiliária, outra incrível vantagem competitiva, seria um aplicativo de comunicação. Essa tecnologia é um grande diferencial na comunicação com o cliente.
Um app como este é capaz de automatizar por completo os processos de atendimento, dispensando atendimentos presenciais ou por telefone. Além disso, eles ocorrerão de forma mais rápida e eficaz, por meio de uma inteligência artificial 24h. Fora isso, existem várias outras funcionalidades vantajosas como:
- 2° via de boletos;
- Comunicados por e-mail, Push, SMS e WhatsApp;
- Atendimentos via WhatsApp;
- Régua de cobrança inteligente;
- Envio de cobrança automático;
- Assembleias online.
O uso de vídeos é, inquestionavelmente, uma ótima estratégia para obter melhores resultados em vendas de imóveis. Além disso, também é inquestionável, a vantagem competitiva que um software de gestão representa.
Pensando nisso, acesse o banner abaixo e conheça mais sobre um dos melhores softwares do mercado imobiliário atual.