Varejo no século XXI: o que os shoppings precisam para se modernizar?

A ameaça de perder espaço para o e-commerce é uma questão que ronda discussões acerca do futuro do varejo. A recente entrada da geração Z no mercado de trabalho e as taxas positivas de crescimento do comércio online mesmo na crise são dados que alimentam cenários mais pessimistas.

No entanto, uma análise menos alarmista da situação pode revelar oportunidades que residem justamente em abraçar a existência nova concorrência e explorar suas limitações. Para não perder espaço, o varejo precisa se modernizar. Aliar as vantagens da compra em ponto físico às possibilidades tecnológicas é o segredo para encher os olhos do cliente.

A figura do especialista

A disponibilidade de informações via internet faz com que o consumidor em geral esteja bem informado. Munido de referências como modelos e média de preço de um produto, o comprador espera que as lojas do varejo contem com um atendimento especializado, capaz de sanar dúvidas mais complexas e ajudar na decisão.

Em outras palavras, um vendedor já não é mais o suficiente: é necessário contar com um embaixador da marca. Esse diferencial de comodidade é uma experiência que coloca o varejo como opção à frente das lojas online.

Arquitetura como experiência

A ideia de prateleiras como display do estoque de produtos da loja já não faz mais sentido. Há algum tempo, estabelecimentos no mundo inteiro têm investido na ideia de storytelling: o espaço interno se transforma em uma narrativa, com itens organizados de forma a formarem uma linha de raciocínio que incentiva o consumo e facilita a experiência de compra.

Essa é uma forma de trazer para o varejo físico o dinamismo e interatividade do online, com a vantagem de oferecer um desfrute sensorial mais complexo e imersivo.

Gestão data-driven

Uma das vantagens competitivas do e-commerce é a disponibilidade de dados acerca do cliente, o que permite oferecer um serviço superpersonalizado e monitora muito bem as vendas. Shoppings também podem contar com essa tecnologia, especialmente investindo em uma gestão integrada. O cruzamento de dados como auditoria e financeiro é o que oferece insights importantes para business intelligence.

Quer conhecer nosso software para gestão de shoppings, o Group Shopping? Entre em contato com um dos nossos consultores, através do 0800 702 5700 ou acesse o nosso site.

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to operacoes@groupsoftware.com.br

× Como posso te ajudar?
homologaçãoextrapolar previsão orçamentária