Site para imobiliária: melhores práticas para ter sucesso

Presença online não é mais diferencial para nenhum negócio, mas uma necessidade.

Afinal de contas, os hábitos de compra e pesquisa do consumidor se transformaram drasticamente nos últimos anos, exigindo que o mercado se adaptasse e tivesse uma mudança à altura. Com o segmento de imóveis, não seria diferente!

Nesse setor, de fato, ter um site caprichado é um verdadeiro imperativo. O endereço online é a vitrine do catálogo de imóveis do negócio, e o cuidado nessa apresentação faz toda a diferença para fechar cada vez mais contratos e se destacar na (acirrada) concorrência.

No artigo de hoje, conheça as 6 melhores práticas para ter sucesso com um site para imobiliária e decolar no mercado!

6 práticas-chave para alavancar seu site para imobiliária

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que o site para imobiliária é mais do que o meio de exposição da sua cartela de imóveis: trata-se de um importante canal de comunicação com o seu público e entre o seu próprio público (promovendo a interação entre proprietários e potenciais compradores ou locatários, por exemplo).

O site, além disso, é um ingrediente indispensável da estratégia de marketing digital, indo de encontro às buscas online da maioria dos potenciais clientes da atualidade.

Vamos às dicas?

1. Atenção à identidade visual e à responsividade

É importante que o design do site reflita a paleta de cores e o estilo da identidade visual da imobiliária, seguindo a linha de todo o material de divulgação/comunicação. Esse cuidado fortalece a imagem da imobiliária no mercado e na mente do cliente, consolidando o branding ou a percepção da marca pelo público.

Além de apresentar coerência visual, o site deve primar pela usabilidade e pela experiência de navegação do usuário. Isso significa oferecer facilidade de uso e um design limpo e intuitivo na página, permitindo que as informações desejadas sejam encontradas sem esforço e estimulem a permanência do usuário no site.

2. Criação e alimentação de um blog

É muito provável que você já tenha ouvido falar em marketing de conteúdo, certo?

A produção de conteúdo informativo, relevante e útil para o dia a dia do público (como forma de atração e retenção de clientes) é cada vez mais aplicada por negócios de todos os setores para atrair, encantar, engajar e fidelizar visitantes, consumidores e potenciais consumidores.

Para veicular esse conteúdo, invista na criação de uma seção para blog no site da imobiliária, construindo uma excelente porta de entrada para ganhar novos visitantes e aumentar o tráfego no seu portal.

A estratégia também é um ótimo caminho para educar o público sobre assuntos de seu interesse, posicionando sua imobiliária como autoridade no mercado.

Abordar dúvidas frequentes relativas ao segmento de imóveis e orientar o leitor no sentido da melhor solução/decisão para as suas necessidades são ótimos pontos de partida para criação de artigos interessantes. Não se esqueça de divulgar o conteúdo nas redes sociais.

3. Capricho na apresentação do catálogo de imóveis

É claro que a apresentação do portfólio da imobiliária é uma das áreas mais importantes do site – em geral, essa seção atrai a maior parte das visitas do site, sendo responsável por instigar o visitante a explorar mais imóveis e desejar prosseguir na jornada até o fechamento do contrato.

Não por acaso, imagens de boa qualidade dos imóveis são fundamentais. É importante ter em mente que o cliente quer obter o máximo de detalhes possível. Invista em um bom número de fotos e na iluminação adequada, além de ângulos estratégicos que favoreçam os pontos fortes do imóvel.

Além de caprichar nas fotos, não se esqueça também de investir em descrições completas e atraentes. Lembre-se: a descrição complementa a foto e revela também o que as imagens não mostraram (incluindo as características negativas. Não oculte informações).

Erros de português e de digitação comprometem a credibilidade e a confiabilidade dos seus serviços – fique atento!

Leia Mais: Gestão Imobiliária: os 7 erros mais comuns e como resolvê-los

4. Site amigável ao Google – otimização com SEO

Você caprichou no layout, na apresentação dos imóveis e na criação de conteúdo para o blog. O próximo passo é se certificar de que o site imobiliário vai ganhar um bom posicionamento nos resultados de busca do Google, adquirindo mais visibilidade e conquistando mais visitantes.

Para atingir esse objetivo, a ferramenta utilizada é o SEO (Search Engine Optmization ou Otimização para os Motores de Busca), que consiste em uma série de medidas e adequações para tornar o conteúdo do site e do blog o mais “amigável” possível para o Google.

Vale lembrar que o SEO pode ser aplicado a todas as páginas do site, envolvendo desde os artigos do blog à escolha das melhores palavras-chave para a homepage. Algumas das principais técnicas de SEO incluem:

  • Uso adequado das tags HTML;
  • Pesquisa e uso das palavras-chave mais buscadas pelos usuários no Google;
  • Link building, criando pontes entre diferentes conteúdos e ganhando referências de outros portais de qualidade.

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5. Ofereça facilidade e segmentação na busca de imóveis

Lado a lado ao catálogo bem construído e chamativo (com imagens e descrições de qualidade), o usuário de todo site imobiliário também espera facilidade nas buscas, aumentando suas chances de encontrar o imóvel ideal muito mais rápido.

Nesse sentido, oferecer uma boa ferramenta de buscas é outra etapa fundamental do site para imobiliárias, possibilitando que o usuário filtre as características desejadas até chegar ao seu perfil de imóvel ideal.

É importante que o site permita, assim, que os visitantes segmentem sua pesquisa de imóveis por bairro, número de quartos, valor, tipo de imóvel e vagas na garagem, por exemplo.

Essa facilidade não apenas melhora significativamente a experiência do usuário no site (tal como comentamos acima), como também potencializa as chances de fechar novos negócios.

6. Ofereça canais de atendimento online

Uma das características de todo bom site é sua possibilidade de interação com o usuário/qualidade de atendimento.

Além de fornecer os contatos tradicionais para o usuário (telefone, e-mail), a dica de ouro é apostar nos chats online (robotizados ou não) para oferecer um canal de atendimento digital ao visitante/cliente.

O recurso é sinal de otimização, facilidade e inovação, permitindo que o cliente seja atendido por qualquer dispositivo conectado à internet. O chat ainda tem a vantagem da disponibilidade, permanecendo aberto ao público 24 horas por dia.

A opção de atendimento via WhatsApp também é uma grande aliada do dinamismo e da praticidade para o cliente. Existem, inclusive, plataformas que integram o site com eficácia ao aplicativo.

E então, o que achou do conteúdo? O site da sua imobiliária realmente representa seu negócio digitalmente? Agora que conferiu as principais estratégias para alavancar sua presença digital, aproveite para conferir nosso e-book com dicas matadoras para conquistar mais proprietários!

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