3 dicas para uma previsão orçamentária excelente

Realizar uma previsão orçamentária de qualidade é a base para garantir uma boa administração das contas do condomínio ao longo do ano. Isso porque, com um planejamento correto, evita-se o déficit nas contas ao fim do mês e torna-se possível programar um fundo de caixa que, por sua vez, traz uma maior segurança para os condôminos no momento de planejarem os seus próprios orçamentos.

A partir da ideia de se realizar uma previsão orçamentária bem planejada e executada, estabelecemos 3 importantes medidas que auxiliam na elaboração delas. Confira:

1. Não deixe para fazer em cima da hora: crie sua rotina de anotações e levantamento de dados

É muito importante que você crie o hábito de fazer as anotações e levantamentos de dados, já que as chances de esquecer algum tópico ou gasto importante torna-se menor quando você estabelece um momento da sua rotina para se dedicar à essa atividade. Além disso, ao realizar uma  previsão orçamentária bem planejada ela pode ser anexada ao próprio boleto, o que torna o processo mais transparente, gerando assim uma relação de confiança entre as partes envolvidas.

2. Imprevistos e gastos extras podem acontecer. Esteja sempre preparado.

Determinados imprevistos são passíveis de acontecer ao longo do tempo. Obras emergenciais e aumento dos gastos em decorrência de um período que demande maior uso de energia ou de água devem ser levados em conta.

Por isso, ao realizar a previsão tenha em mente que é essencial programar um fundo de caixa para pagar imprevistos e gastos extras sem precisar ficar no vermelho ou cobrar taxas extras dos condôminos. Logicamente, dependendo da complexidade e custo da ação a ser realizada, pode ser inevitável a cobrança de um valor extra, porém, para gastos de menores escalas essa atitude pode ser evitada com uma gestão bem realizada sobre as contas do condomínio.

3. Utilize um software para te auxiliar nesse processo

Utilizar um sistema para te auxiliar nessa tarefa é essencial para economizar tempo, reduzir a taxa de erros e retrabalho e automatizar processos como o de pagamento ou emissão de boletos de 2ª via. Ao adquirir um bom sistema voltado para a gestão de condomínios, o trabalho passa a ser realizado a partir de uma plataforma de forma otimizada, intuitiva e integrada. Tudo isso facilita o processo e permite a você uma visão mais ampla acerca do panorama geral das contas do condomínio.

Além disso, esses sistemas de gestão permitem que você realize as previsões e, posteriormente, justifique caso elas não tenham saído como o planejado. Isso te ajuda a manter o controle não só sobre o que é previsto mas sobre o que realmente foi gasto, integrando esses dois processos em uma mesma área e permitindo uma comparação entre elas.

Ao seguir esses passos você tem uma menor chance de erro, maior tranquilidade e economia de tempo e dinheiro.

Saiba mais algumas vantagens em adotar um software para gestão de condomínios!

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to operacoes@groupsoftware.com.br

× Como posso te ajudar?
imagens em 360integração shopping