Tudo sobre a prestação de contas no Condomínio21

A prestação de contas é a hora da verdade na administração de condomínios. A ferramenta é um importante ponto de contato entre a administradora e os condôminos, e é fundamental para uma gestão segura e transparente. Por isso, investir na otimização da prestação de contas é investir na qualidade do serviço, com benefício direto para quem mais importa: o cliente final.

Confira, neste artigo, quais são as características e funcionalidades do Condomínio21 voltadas para essa etapa da administração.

Por que automatizar?

Antes de entrarmos nas funcionalidades específicas, explicaremos como o Condomínio21 pode otimizar o processo de prestação de contas de um modo geral.

Administradoras que não possuem um software de gestão, normalmente, usam planilhas para manter o controle das receitas e despesas de cada condomínio. Os demonstrativos de movimentação da conta bancária normalmente não oferecem todos os detalhes que um balancete deve conter. Isso inclui, por exemplo, a categoria da transação (serviços básicos, locação de espaços, impostos, folha de pagamento) ou dados sobre o fornecedor. Portanto, o profissional da administradora deve manter um documento a ser atualizado manualmente, dando baixa nas movimentações ao longo do mês.

Com um software de gestão automatizada, como o Condomínio21, é possível criar um plano de contas, discriminando a receita e despesa prevista. A tecnologia permite a baixa automática dessas movimentações, assim como a discriminação das categorias. É assim que o sistema permite a criação de relatórios instantâneos.

Para o profissional, a automatização significa mais rapidez no processo e redução de erros e retrabalho.

Variedade de modelos

O Condomínio21 disponibiliza mais de 15 modelos diferentes de balancete. É possível gerar, com facilidade, relatórios de receitas e despesas mais simples e objetivos. Ou seja, saldo do início do mês, as movimentações e o saldo final, para uma avaliação rápida. Da mesma forma, o sistema também gera versões mais detalhadas para atender a objetivos complementares. Designar ou não o fornecedor, incluir ou não a situação da inadimplência, número das notas fiscais. Tudo isso pode ser escolhido ao gerar o balancete.

Prestação de contas conforme normas do PAR (CEF)

Além do tradicional modelo de balancetes, o Condomínio21 também tem a opção de prestação de contas para empresas que trabalham conveniadas ao Programa de Arrendamento Residencial (PAR), da Caixa Econômica Federal.

Movimentação por centro de custo

Além de prestar contas aos condôminos, outra função primordial dos balancetes é controlar a contabilidade e servir de base para ajustes futuros. Por isso, o Condomínio21 conta com uma funcionalidade que permite agrupar as movimentações por centro de custo. No caso de condomínios, os centros de custo podem ser utilizados, por exemplo, como blocos ou unidades.

Assim, é possível rastrear, por exemplo, qual desses blocos tem consumido mais água ou mais energia; qual tem solicitado mais reserva de espaços; qual tem mais incidência de multas. De posse dessas informações, a administração é capaz de traçar um plano de ação mais assertivo para corrigir problemas específicos.

Geração de relatórios em lote

Uma das vantagens do Condomínio21 é a estrutura em módulos. Isso significa que cada empresa pode contratar serviços adicionais e integráveis à plataforma original, de acordo com suas necessidades específicas. Um desses módulos é o COM21, que facilita a comunicação e prestação de serviços entre a administradora e os condôminos.

Esta plataforma também permite a geração de relatórios em lote. Se, para a pasta de um condomínio específico, são gerados um balancete e dois relatórios detalhados de receitas e despesas, o sistema permite que esses três documentos sejam gerados de uma só vez e disponibilizados online para os condôminos e para o síndico.

Quer saber mais sobre nosso software de gestão, o Condomínio21? Acesse nosso material técnico ou, se preferir, solicite contato de um de nossos consultores.

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to operacoes@groupsoftware.com.br

× Como posso te ajudar?
cadastro-de-clientes-imobiliariaadministradora-autoatendimento-online