4 dicas para preparar o seu condomínio para a época de chuvas

Com a chegada do período de chuvas, alguns condomínios enfrentam inúmeros prejuízos causados pela falta de manutenção dos seus espaços. Preparar o local para reduzir os danos ao mínimo durante esse período é a melhor forma de evitar os estragos.

Algumas dessas ações são de simples execução, outras mais complicadas e que requerem certo investimento. Neste artigo listamos algumas opções que irão te ajudar a fazer a manutenção preventiva do seu condomínio.

Faça a limpeza de ralos e tubulações do seu condomínio

Um dos problemas mais comuns durante o período de chuvas são as inundações. Elas são causadas, em sua maioria, pela falta de manutenção em ralos, tubulações e calhas, que durante a passagem de um grande fluxo de água, podem entupir e causar grandes estragos.

Verifique se essas estruturas estão limpas e sem a acumulação de detritos. Outra dica é a instalação e manutenção da “bomba tipo sapo”, um equipamento que fica submerso e evita a inundação de espaços que se encontram no subsolo, como garagens.

Verifique a condição de lajes e telhados

Para evitar vazamentos é preciso verificar se seu telhado está em boas condições, sem telhas soltas, sem falhas ou rachaduras. A falta desse cuidado pode gerar vários danos devido a fortes chuvas e ventanias.

Uma solução ainda mais eficaz, porém mais cara, é a impermeabilização de lajes, mais adequada para espaços sem telhado, que veda totalmente a passagem de água por essas estruturas.

Solicitar a prefeitura a poda de árvores

 Árvores maiores e mais antigas têm mais chance de sofrer com fortes ventos que acompanham o período de chuvas. Certifique-se de agendar com a prefeitura a poda dessas árvores que se localizam próximas à fiação elétrica, estacionamentos e espaços de convivência. A queda de árvores e galhos mais pesados pode gerar sérios danos ao condomínio e aos seus moradores.

Tampe frestas em janelas, portas e paredes

É importante realizar a vedação de frestas em janelas, portas e paredes. Esses vãos e rachaduras podem permitir a entrada de água, umidade, vento, poeira e até pequenos animais que procuram abrigo durante na época de chuvas. Uma solução para este problema são as massas para calafetar, um selante usado para preencher lacunas em materiais de construção. Outra opção é a espuma expansiva, um material selante e adesivo elástico de poliuretano, econômico e eficaz, que pode ser disposto em aterros sanitários, sem poluir o ar ou o lençol freático -, absorve barulho e vibrações naturais, não encolhe e não cede a pressão.

Quer saber mais sobre nosso software de gestão, o Condomínio21? Acesse nosso material técnico ou, se preferir,solicite contato de um de nossos consultores.

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to operacoes@groupsoftware.com.br

× Como posso te ajudar?
o-que-os-consumidores-procurar-em-um-imovelcondominios-leis-e-dados