79% dos consumidores ainda não encontraram o imóvel que estão buscando. Mas o que esse público procura?

Em julho deste ano, o portal Viva Real realizou uma pesquisa com 1.323 usuários da ferramenta. O objetivo era levantar informações sobre as preferências e expectativas dos consumidores do mercado imobiliário. Uma das informações mais impactantes foi a de que 79% dos respondentes ainda não encontraram o imóvel que estão buscando.

Esse dado pode servir como ponto de partida para corretores e imobiliárias que desejam aprimorar seus serviços e aumentar sua carteira de clientes. Analisamos os demais resultados da pesquisa e separamos, neste artigo, quatro dos insights mais relevantes sobre o perfil desses consumidores e o que estão buscando.

Esperamos que a sua empresa possa usar essas ideias para direcionar esforços e gerar mais resultados.

Público jovem e estável

Dentre a amostra selecionada pelo portal Viva Real, o público a procura do imóvel próprio é bem equilibrado entre homens e mulheres. A maioria é casada (57%), mas o número de solteiros é relevante (32%). Esses consumidores são, em maioria, jovens entre 25 e 39 anos (43%). A renda média familiar está acima de R$ 3.419.

Compra do imóvel é mais desafiadora

A partir de agora, vamos considerar apenas a parcela dos entrevistados que ainda não encontrou o imóvel que deseja.

Destes, 65% procuram imóveis para compra, sendo 42% procuram imóveis usados e 23% querem adquirir imóveis na planta. Outros 25% buscam imóveis para locação e apenas 10% desistiram de continuar procurando.

Querem negócio fechado em curto prazo

Dentre os que buscam imóveis para compra, o financiamento imobiliário é a preferência de 54% dos que buscam imóveis usados e 77% dos que preferem imóveis na planta. Para ambos, a intenção é fechar negócio dentro dos próximos seis meses.

Já no caso da locação, 45% pretende trabalhar com a antecipação de parcelas, e querem finalizar as negociações dentro dos próximos três meses.

Otimismo com o mercado, pessimismo com a negociação

A pesquisa também revelou um relativo otimismo dos consumidores em relação ao mercado imobiliário. Embora a maioria esteja insegura com a economia, os entrevistados estão otimistas com o mercado imobiliário. Ao todo, 76% consideram os preços dos imóveis altos ou muito altos. Porém, 83% acreditam que essa média permanecerá estável ou até será reduzida no próximo semestre e 86% acreditam que o mercado imobiliário irá se recuperar.

Quase metade dos entrevistados afirma que, em seu ponto de vista, a flexibilidade de negociação para aquisição ou locação de imóveis irá aumentar no próximo semestre. Este número, porém, é menor do que o obtido na pesquisa do semestre passado. Isso mostra uma queda da confiança por parte do consumidor e pode ser a brecha para que a sua imobiliária trabalhe em uma abordagem amigável para atrair esse público.

Quer saber mais sobre nosso software de gestão, o Imobiliária21? Acesse nosso material técnico ou, se preferir,solicite contato de um de nossos consultores.

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to operacoes@groupsoftware.com.br

× Como posso te ajudar?
direitos e obrigações do síndicodicas-para-preparar-o-seu-condominio-para-chuvas