5 ações valiosas de marketing digital para imobiliária

Já falamos, aqui no blog, sobre a importância-chave da presença online para a sobrevivência dos negócios. Além de um site bem construído, investimento em uma boa identidade visual e excelente marketing pessoal por parte dos gestores e corretores, o sucesso de uma imobiliária também depende, em grande parte, de ações eficientes de marketing digital.

É importante destacar que o investimento nessas ações não é nenhum “ponto fora da curva”. Trata-se, como já mencionamos, de uma verdadeira necessidade para manter a competitividade no segmento (que é bastante concorrido).

Para te ajudar a alavancar seus resultados, reunimos 5 ações de marketing digital para imobiliária que você precisa colocar em prática a partir de agora. Confira!

O que você precisa saber antes de investir em marketing digital?

Antes de passar para as dicas práticas, é importante lembrar que o segmento imobiliário conta com algumas particularidades quando o assunto é marketing. Sabemos que, hoje, a busca por imóveis começa e está centralizada na internet. Foi-se o tempo em que a primeira providência do público era abrir o jornal na seção de classificados para checar anúncios.

Se isso reforça o quanto as ações na web são valiosas para as imobiliárias, vale lembrar alguns detalhes dessas empresas:

  • as vendas imobiliárias são complexas, sendo influenciadas por diversos fatores. Familiares, amigos, questões subjetivas dos clientes e até as instituições bancárias (na liberação de crédito) têm peso na decisão de alugar ou comprar um imóvel;
  • o ciclo médio da venda ou troca de aluguel de um imóvel é longo, com duração média de 9 a 12 meses;
  • nessa jornada complexa que é fechar um contrato imobiliário, transmitir confiança, credibilidade e informações relevantes tem um papel decisivo para conquistar o cliente.

Leia Mais: Gestão de contratos de locação: 6 dicas-chave para otimizar

Marketing Digital para Imobiliária: 5 ações práticas

Como vimos, o marketing imobiliário envolve muito mais do que o meio online, exigindo boa desenvoltura dos corretores e o fechamento de parcerias interessantes (como negócios locais para divulgar sua imobiliária em novas regiões), dentre outros.

As ações no meio digital, entretanto, aceleram e facilitam as vendas, uma vez que “preparam o terreno” para o fechamento de contratos e fazem com que os prospects (ou potenciais clientes) estejam muito mais prontos para fechar negócio.

Veja as 5 principais ações em que você deve apostar:

1. E-mail Marketing

Grande parte das pessoas que está em busca de imóveis preferem receber informações e contatos via e-mail, e não por acaso – desse jeito, elas têm mais tempo para analisar as ofertas e tirar suas conclusões (o que não é possível em uma ligação de horário comercial), além de já ter acesso aos recursos gráficos, detalhes e informações necessárias (e organizadas por escrito) para analisar a situação com calma.

Falaremos de segmentação no próximo tópico, mas no e-mail ela tem importância especial. É importante criar automações que apresentem opções e novidades de mercado que estejam alinhadas com o que cada perfil de cliente está buscando, e para isso você deverá organizar esses públicos por interesses comuns.

Enviar conteúdo educativo sobre imóveis e processos imobiliários também é uma boa estratégia para qualificar o contato, avançando-o em direção à compra.

O e-mail, por fim, é um ótimo canal para estreitar o relacionamento com o cliente. Mensagens em datas comemorativas, dicas úteis e convites para eventos, por exemplo, são boas maneiras de fixar a imobiliária na mente do cliente, fazendo com que ele se lembre da marca no momento em que desejar buscar imóveis.

2. Segmentação de Leads

A segmentação de leads, etapa essencial da metodologia de Inbound Marketing, é uma aliada e tanto para promover uma comunicação mais direcionada e eficiente, porque parte do princípio de entregar ao interessado exatamente o conteúdo que ele precisa.

Imobiliárias costumam contar com inúmeros leads vindos das mais variadas fontes. Para recapitular: lead, em marketing digital, é um potencial consumidor que demonstrou interesse em consumir um produto ou serviço.

Nesse sentido, se uma pessoa já demonstrou interesse em fechar negócio com a sua imobiliária (mas ainda levará alguns meses para tomar uma decisão), é um desperdício simplesmente deixá-la para lá, não? Por isso os leads devem ser devidamente registrados, nutridos e acompanhados.

Nas imobiliárias, os leads podem vir de informações preenchidas nos formulários do site, podem ser pessoas abordadas em eventos ou ainda pessoas que ligaram para a imobiliária desejando informações sobre algum imóvel.

Justamente porque são tão variados e de perfis diferentes, os leads precisam ser categorizados ou, para usar o termo mais usual, segmentados. Esse processo pode ser realizado das mais diversas formas, tais como:

  • bairro ou região de interesse;
  • interesse em aluguel ou compra;
  • existência ou não de filhos;
  • interesse imediato em imóveis ou decisão que levará mais tempo;
  • interesse em imóvel para morar ou investimento;
  • características desejadas ou exigidas no imóvel.

A partir dessa organização, você poderá criar contatos (incluindo e-mails) muito mais eficazes, enviando a mensagem certa para os destinatários certos. Além disso, pode ajustar as campanhas que já estão em andamento.

DICA DE OURO: antes de investir seus esforços na segmentação, certifique-se de higienizar os leads já existentes. Em outras palavras, analise suas listas de contatos, elimine os mais antigos, aqueles que já fecharam negócio com a imobiliária e aqueles que não são relevantes para a empresa.

3. Marketing de Conteúdo

E afinal, que mensagem mandar para os leads segmentados? Como gerar mais leads?

A resposta é a produção e divulgação de conteúdo relevante, ou uma estratégia bem-feita de marketing de conteúdo. Para tanto, mantenha um blog vinculado ao seu site para a publicação de artigos interessantes e úteis para o público. Quais leads você está interessado em trazer?

Os conteúdos também podem ser enviados via e-mail, redes sociais e outros formatos (como webinars). O mais importante, aqui, é que eles respondam às dúvidas e agreguem valor para a rotina do seu público.

Nesse cenário, os materiais devem ser pensados para as 4 etapas da jornada de compras (ou do funil de vendas): aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e, por fim, decisão e compra.

A produção de bom conteúdo não apenas servirá para nutrir seus leads (trazendo-os para mais perto da decisão de compra), como também para atrair os novos e firmar sua imobiliária como referência e autoridade no mercado.  

4. Mídia Paga

A mídia ou anúncios pagos (que podem ser patrocinados no próprio Google e nas redes sociais) são um ótimo caminho quando se deseja resultados rápidos. Dessa forma, você entra no radar dos potenciais clientes de forma específica e segmentada (direcionando o anúncio para quem realmente busca o seu serviço).

Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, dentre outros: se anunciar no Google é uma ótima estratégia para melhorar o posicionamento no buscador, as redes sociais permitem segmentar o público-alvo de acordo com uma série de características interessantes.

Há, ainda, uma outra alternativa que costuma trazer excelentes resultados para as imobiliárias: os portais imobiliários. Esses sites especializados, que reúnem inúmeras ofertas e atraem grande tráfego, são uma oportunidade vantajosa para divulgar sua marca, gerar leads e formar possíveis parcerias.

Leia Mais: Atendimento via WhatsApp na Imobiliária: 8 dicas para adotar

5. Redes Sociais: o poder do marketing de indicação

As redes sociais são canais eficazes não apenas para apostar na mídia paga, mas também para fortalecer o relacionamento da imobiliária com leads e clientes. Essas mídias, de fato, são um canal enriquecedor para estimular o marketing de indicação.

Incentivar o famoso boca a boca se tornou muito mais fácil com o advento das redes sociais. Aproveite o poder de viralização e o alcance dessas plataformas para criar campanhas de indicação para a imobiliária! Para ter sucesso na tarefa, fique de olho nos seguintes pilares básicos:

  • identifique o momento certo para pedir ao cliente que indique sua marca;
  • disponibilize os recursos para que ele realize a indicação;
  • ofereça uma recompensa para quem cumprir os requisitos da indicação proposta;
  • cumpra o prometido, entregando exatamente o que foi divulgado na campanha de indicação. Transparência é palavra de ordem!

Construir uma presença digital sólida e consistente (de nada adianta criar blog e redes sociais e não mantê-los atualizados!) é ação obrigatória para divulgar sua imobiliária no mercado. 

Gostou do conteúdo? Prosseguindo na trilha de levar inovação para seu negócio, confira nossas dicas para acertar na escolha do sistema de gestão para sua imobiliária!

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