Marketing de Indicação: um poderoso aliado para imobiliárias

Vender não é algo fácil. É necessário estratégia, técnica, suor e amor pela profissão.

O principal aliado do vendedor são o marketing e as táticas que são desenvolvidas para mostrar o seu serviço ou produto para o potencial cliente.

É ele que mostra o que a sua empresa tem de diferente dos concorrentes, educa seus leads, te posiciona como referência no mercado, se relaciona com o seu público.

Um bom marketing faz isso tudo. Mas o seu resultado sempre vai ser fruto da estratégia utilizada, isso é um fato.
Inbound, outbound, marketing de nicho, sazonal, marketing de conteúdo, de indicação… Existem muitas opções para aplicar ao seu negócio, e estar ciente das diferenças entre cada um dos tipos de marketing é essencial.

Dentre eles, um tipo merece destaque (principalmente para imobiliárias) pelos benefícios e pela dinâmica de como é feito: o marketing de indicação.

Marketing de indicação: o que é?

Para resumir, o Marketing de Indicação é um processo. Ele começa com a experiência de compra do seu cliente e termina em uma indicação para outra pessoa.

Se você já tem um funil de vendas em sua empresa, você sabe que o seu cliente percorre um processo até comprar com você.

No marketing de indicação, você ainda leva o cliente para mais um nível, que é a fidelização.

Pense na seguinte situação: você está pesquisando um novo fornecedor para a sua empresa. Considerando preço, benefícios, agilidade, qualidade do suporte, mas ainda está em dúvida.

Você conversa com um amigo sobre a empresa A, e ele te recomenda a empresa B. Com qual das duas você fecharia?

Eu aposto que seria com a empresa B.

Segundo uma pesquisa feita pelo SPC de São Paulo, 90% das pessoas pesquisam na internet antes de realizar uma compra. Não é à toa que o Reclame Aqui cresceu tanto.

Um cliente recomenda um serviço, empresa ou produto quando têm uma experiência boa (ou incrível). Além de recomendar a sua empresa, ele ainda faz um “marketing” do seu serviço.

É assim que o marketing de indicação funciona.

Principais objetivos do Marketing de Indicação

Para toda a estratégia aplicada, é esperado um resultado. É assim que os negócios funcionam. No Marketing de Indicação, a regra é a mesma.

Um dos objetivos comuns do Marketing de Indicação é captar novos clientes, gastando menos. Alguns outros objetivos são:

  • Aumentar as vendas;
  • Aumentar a margem do seu negócio;
  • Diminuir o custo de aquisição de cliente;
  • Fidelizar os seus clientes atuais, e os indicados.

Independentemente do objetivo escolhido ao implementar o Marketing de Indicação, é essencial definir métricas para checar se as ações estão surtindo efeito ou não, e adaptar a sua estratégia de acordo com os dados.

Dicas para fazer um bom Marketing de Indicação

É possível induzir a indicação! Ofereça para seus clientes vantagens, descontos e benefícios por indicar novas pessoas.

  • Ofereça vantagens para os indicados também;
  • Tenha noção de que quem indica, empresta a reputação para a sua empresa, então forneça a melhor experiência de compra possível;
  • Use as redes sociais ao seu favor

Conclusão

O Marketing de Indicação é uma estratégia poderosa para o seu negócio, porém  ela não pode ser  a única, afinal seus clientes precisam te encontrar antes de recomendar a sua empresa.

A recomendação sempre vai depender da experiência do seu cliente com a sua empresa. O atendimento, atenção, suporte e agilidade sempre serão levados em consideração, então é importante manter esses setores sempre alinhados.

Mantenha os seus setores de marketing, vendas, atendimento e suporte funcionando muito bem, para tornar a experiência do usuário especial.

Use as suas redes sociais como ferramentas poderosas para a divulgação do seu serviço. Escolha as redes corretas para você.

E aí, curtiu o artigo? Inscreva-se na nossa newsletter para não perder as novidades!

× Como posso te ajudar?
gestão de shopping centersfolha-de-pagamento