Inteligência artificial em administração de condomínios: como pode ser útil no dia a dia?

A utilização de ferramentas com inteligência artificial para a administração de condomínios já deixou, há muito tempo, de ser uma tendência para se tornar uma realidade. Isso porque, cada vez mais, administradoras têm percebido as vantagens que esse recurso proporciona para a empresa.

Nesse sentido, a inteligência artificial (ou IA) permite que negócios de diferentes tamanhos ou segmentos possam automatizar os seus processos. Além disso, otimizar a distribuição do tempo, evitar falhas e, principalmente, melhorar a tomada de decisões.

Em razão disso, preparamos este artigo para explicar para você como a inteligência artificial pode ser útil no dia a dia da sua administradora de condomínio. Acompanhe a leitura!

O que é a inteligência artificial (IA)?

A inteligência artificial é um conjunto de sistemas computacionais, cuja função é realizar tarefas que, antes, dependiam do raciocínio humano para serem executadas. Ou seja, essa tecnologia tem como objetivo automatizar ações que facilitem o nosso cotidiano e a rotina das empresas.

Para entender melhor, basta imaginar como exemplo um e-commerce que utiliza o chatbot para interagir com seus clientes. A ferramenta ajuda ou esclarece as suas principais dúvidas em tempo integral.

Outro exemplo que pode ser mencionado é de uma empresa física que utiliza a inteligência artificial para padronizar o seu processo de produção, a fim de eliminar o retrabalho, reduzir os gastos e as falhas. Além disso, contribui para análises de dados, elaboração de estratégias e planejamentos mais eficazes.

No caso das administradoras de condomínio, o administrador, ao utilizar a inteligência artificial, tem à disposição recursos, como o chatbot, integração com PABX e as ligações inteligentes, que transforma uma mensagem de texto em uma ligação de voz para o número do cliente.

Sendo assim, a tecnologia IA visa a proporcionar mais agilidade e eficiência para as empresas. Ações como reconhecimento de voz, interação com o cliente e análise visual, por exemplo, são feitas de forma automatizada.

Benefícios para a administradora de condomínios

Nesse sentido, ao utilizar as soluções de IA, a administradora tem acesso a diversas vantagens, tais como:

  • criação de planejamentos mais precisos;
  • comunicação mais rápida;
  • inovação;
  • eliminação do retrabalho;
  • mais economia;
  • redução de erros e falhas;
  • melhor experiência para o cliente;
  • tomada de decisão mais certeira.

Contudo, vale ressaltar que apesar das vantagens que a inteligência artificial proporciona, existe uma única observação que merece a atenção do gestor: a correta utilização das informações coletadas pela administradora.

Essa tecnologia utiliza como base a análise de diferentes dados, por isso, é essencial que a empresa saiba como eles estão sendo utilizados e se o fornecedor está seguindo as premissas da nova lei LGPD.

Diante disso, é importante prestar atenção à escolha da empresa responsável por desenvolver o sistema. Afinal, não basta ter soluções de IA eficientes e faltar com a ética e a moral, não é mesmo?

Como a inteligência artificial atua junto às administradoras de condomínio?

Após entender o que é inteligência artificial e qual a sua função para as empresas, é possível ter uma ideia da importância que ela tem para impulsionar o desenvolvimento da sua administradora. Afinal, sabemos que, para fazer a gestão de um condomínio com eficiência, é preciso saber utilizar as ferramentas certas.

Por esse motivo, separamos algumas soluções de IA que prometem facilitar o seu dia a dia, oferecendo, assim, mais produtividade para a sua administradora. Confira!

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Chatbots

Tendo como objetivo principal promover a integração entre empresa e consumidor, o chatbot é uma das mais usadas soluções de IA. Essa ferramenta tem a capacidade de produzir uma conversa entre uma atendente virtual (robô) e o cliente, a fim de melhorar a comunicação e proporcionar respostas rápidas.

Sendo assim, a utilização do chatbot para a gestão de condomínio é uma solução que realmente traz resultados positivos para a empresa. Isso porque garante maior agilidade e praticidade para os condôminos. Além disso, proporciona uma economia significativa para a empresa.

Afinal, por meio do chatbot é possível economizar em até 80% com despesas de atendimento. Na prática, o atendente virtual seria responsável por atender os condôminos para pedidos de reservas de espaço, aberturas de chamados para serviços de conservação, como limpeza de caixa d’água, ou ainda, solicitar a segunda via de boleto.

Ou seja, o chatbot é, sem dúvida, um recurso que surgiu no mercado para ajudar os empreendedores a economizar e oferecer uma excelente experiência para os seus clientes.

Integração com PABX

O sistema PABX é responsável por conectar todos os aparelhos telefônicos de uma empresa com a finalidade de facilitar a comunicação interna. Além de proporcionar outras vantagens como maior dinamismo, mais agilidade e mais economia para a sua administradora.

Sendo assim, ao utilizar esse sistema para fazer as integrações, o cliente pode fazer o contato por meio de um telefone para solicitar, por exemplo, o envio do boleto que será feito de forma automática. Nesse caso, a administradora não precisa fazer nenhum esforço para atender a solicitação do seu cliente.

Ligação Inteligente

Com o intuito de facilitar a comunicação e proporcionar ainda mais economia, as ligações inteligentes são responsáveis por converter as mensagens de texto em mensagem de voz e as envia por meio de uma ligação. Além disso, permite a inclusão do seu telefone como remetente garantindo, assim, a receptividade.

Vale ressaltar que o serviço de ligação inteligente é legal porque é democrático e consegue atingir de jovens antenados até condôminos idosos que, geralmente, tem mais dificuldade ou não gostam de utilizar meios de comunicação como WhatsApp e SMS, por exemplo.

Integração com o WhatsApp

Por meio do WhatsApp, o aplicativo de chat mais utilizado no mundo, é possível enviar notificações com as informações mais importantes, como dados da Reserva de Espaços e Serviços, lembrete de boletos em aberto ou vencidos e muito mais!

Gestão de notificações por SMS, e-mail e push

Completa e eficiente, a gestão de notificações por SMS, e-mail e push permite que você tenha uma visão gerencial clara e objetiva de todas as notificações enviadas. A vantagem disso, é a garantia de mais segurança e mais eficiência nas entregas. Além disso, é possível ter acesso à informações como:

  • confirmação de entrega;
  • status de leitura;
  • e a visualização do conteúdo do e-mail exatamente como foi enviado.

Como a Group Software pode ajudar você?

Como vimos até aqui, a inteligência artificial é considerada uma tecnologia essencial na administração de uma empresa. Afinal, por meio de um software é possível automatizar os processos e, assim, ganhar mais tempo e, consequentemente, garantir mais produtividade.

Nesse sentido, contar com uma ferramenta de AI permite que a sua administradora tenha mais organização nas tarefes, pois ajuda você a distribuí-las para a sua equipe contribuindo, assim, para a redução do fluxo de trabalho. Além disso, proporciona maior controle financeiro.

Diante das vantagens que a tecnologia AI oferece para as administradoras, a Group Software foi a primeira empresa do segmento condominial a disponibilizar para os seus clientes soluções com inteligência artificial, por meio de ferramentas, como o COM21, por exemplo.

Com base nessas informações, percebemos que a inteligência artificial em administração de condomínios é essencial para garantir o desenvolvimento do seu negócio. Afinal, por meio dessa ferramenta, suas decisões serão mais acertadas, e você ainda tem como vantagem mais economia e eficiência nas suas ações.

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