Financeiro e contabilidade: por que integrar?

Ultimamente, tem se tornado bastante comum a necessidade da entrega dos livros contábeis e do SPED.

Empresas que estão no regime de tributação Imune ou Isentas (em que se encaixam a maioria dos condomínios), cada vez mais, precisam declarar o movimento contábil para a Receita Federal, em uma política que visa aumentar o controle sobre aos pagamentos e recebimentos efetuados pelas organizações.

Em administradoras que solicitam escrituração contábil, um grande desafio da equipe é o retrabalho. Normalmente, é necessário exportar as informações do sistema financeiro e importar para o sistema contábil, uma tarefa extensa que acaba tomando muito tempo dos profissionais. Por esse mesmo motivo, a conferência das informações também é uma etapa complicada.

Por que automatizar?

Automatizar processos, de modo geral, oferece uma série de vantagens significativas. No caso dos processos contábeis, não é diferente.

Em primeiro lugar, podemos citar a economia de tempo. Isso porque um processo que poderia tomar algumas horas da vida do profissional pode ser feito em segundos, com um único comando. Isso quer dizer ler as informações, digitar, conferir. Tendo em vista o volume de trabalho das administradoras, isso pode significar dias de trabalho poupados no fim do mês.

Além disso, a automatização garante a redução de erros e retrabalho. Sistemas tecnológicos são programados para detectar falhas, não permitindo que informações incorretas ou faltantes passem despercebidas. Programações específicas garantem que as informações sejam mais facilmente rastreáveis. Isso poupa o profissional de, vez ou outra, ter que refazer um trabalho inteiro em virtude de um pequeno engano no início do processo.

Por isso, a integração automatizada do sistema financeiro ao sistema contábil significa uma otimização consistente do processo.

Como isso é feito?

O Condomínio21 pode ser integrado ao Group Contábil, um módulo que gerencia as operações contábeis de forma integrada ao trabalho da gestão financeira. Na prática, esse sistema resolve a necessidade de escrituração contábil de lançamento e baixa, automatizando o processo.

Importando valores automaticamente do Condomínio21, o Group Contábil executa lançamentos e baixas em lote. É possível criar regras de contabilização de acordo com cada evento que o condomínio trabalha (lançamento e baixas de receitas, lançamento e baixas de despesas, acordos, etc). O sistema identifica cada um dos eventos e encaixa nas regras contábeis parametrizadas pelas administradoras para fazer a contabilização.

Assim, os lançamentos automáticos são importados já nas contas contábeis definidas, gerando os movimentos contábeis necessários para a escrituração.

Além das declarações como o SPED, o módulo é capaz de gerar balancetes; relatórios razão; livro caixa; diário; balanço patrimonial; saldo de plano de contas e entre outros,que dão suporte à contabilidade.

Saiba mais sobre este produto baixando nosso material técnico ou entrando em contato com um de nossos consultores.

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to operacoes@groupsoftware.com.br

× Como posso te ajudar?
epoca-de-impostos-no-condominioaprovacao-de-alcada-no-condominio21