Implantação: uma etapa decisiva para o sucesso do software

Implantar um software do zero não é uma tarefa simples. O sistema irá impactar a dinâmica de trabalho da equipe e exige uma disponibilidade de tempo durante a transição e no período de adaptação. No entanto, uma implantação bem-feita é aliada fundamental para que o produto cumpra o que promete. No caso dos softwares de gestão de condomínio, o objetivo é facilitar a execução das tarefas cotidianas e contribuir para otimizar o tempo. E isso só é possível caso o sistema seja bem integrado à rotina de trabalho da empresa.

Cadastros completos e corretos são a base para se ter informações rápidas e objetivas. A orientação para as administradoras é reunir todos os dados necessários antes de iniciar a implantação. Este é um cuidado que gerará bons frutos no uso do sistema.

Mas tão importante quanto uma preparação prévia é a qualidade do serviço de implantação oferecido pela desenvolvedora do software. É a assistência do especialista que garante que a equipe consiga tirar o melhor proveito de todos os recursos do sistema. Para as administradoras, alguns direcionamentos são válidos para a equipe:

  • O processo é mais proveitoso se mais de uma pessoa participar do treinamento. Assim, a responsabilidade de assimilar e repassar o conhecimento passado pelo especialista não fica concentrada em apenas um profissional.
  • O melhor treinamento é aquele em que a equipe participa ativamente. Este é o momento ideal para esclarecer todas as dúvidas. Um treinamento presencial também contribui bastante para uma melhor fixação do conteúdo ministrado.

Quanto à abordagem do processo de implantação, um serviço personalizado é sinal positivo. Isso significa que o instrutor deve estar sempre focado em adequar os processos que a administradora já possui às funcionalidades do sistema. Esse método humanizado também pede que o profissional esteja disponível para acompanhar a equipe em todas as etapas, até que sejam totalmente concluídas.

Treinamento contínuo

A Group Software adota algumas medidas para otimizar a experiência de implantação e ajudar no reforço do aprendizado.

  • Treinamento EAD: O treinamento EAD (ensino à distância, por meio de vídeos online) do sistema Condomínio 21já é liberado para os clientes antes do atendimento do instrutor. Isso permite assistir o treinamento com flexibilidade de horários, e ajuda a equipe a conhecer o sistema para iniciarem o cadastro básico das informações. Assim, no momento do contato com o instrutor, ganham mais tempo para esclarecer dúvidas, agilizando a implantação.
  • Gravação do treinamento ministrado: Todas as etapas dos treinamentos remotos são gravadas e enviadas para os clientes. Isso permite acesso às informações passadas para relembrar o conteúdo daquela conexão. O acesso aos vídeos é simples e pode ser feito de qualquer lugar com internet, sem deixar de lado a segurança.
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