Última atualização: 20 de julho de 2023
Qual o segredo de um negócio de sucesso? Nossa equipe conversou com Pedro Coutinho, presidente da Getnet – empresa de pagamentos adquirida pelo Santander pelo valor de US$ 1,1 bilhão. O gestor falou sobre como manter uma equipe de funcionários motivada e orientada para o sucesso da empresa. A entrevista na íntegra você pode conferir no nosso canal no Youtube.
Gestão de Equipe em Imobiliárias: como acertar?
Tudo começa com planejamento
O segredo de empresas que nascem hoje e crescem com velocidade, como as startups e fintechs, é que esses negócios avaliam o mercado, detectam um problema e elaboram uma solução para aquela deficiência. Normalmente, as grandes corporações, mais complexas e robustas, não enxergam esses gaps – dando oportunidade para que as menores conquistem espaço.
Para Pedro Coutinho, foco e disciplina são os ingredientes base do sucesso. Para isso, é fundamental que a empresa saiba onde quer chegar, e isso pede um planejamento detalhado. Em um mercado muito dinâmico, planos de negócio em longo prazo podem ser perda de tempo. Um plano de 12 meses, revisado semestralmente, pode ser mais viável. O profissional revela que a Getnet, hoje em dia, trabalha com um plano de 3 anos que é revisado trimestralmente.
Essas revisões são outra parte importante do processo. Isso garante que a empresa esteja sempre adaptando suas estratégias para as novas condições que surgem no mercado e, ao mesmo tempo, mantenha toda a equipe sempre alinhada com os objetivos do negócio.
A equipe ideal
Coutinho aposta que uma boa equipe é aquela que é multidisciplinar, com profissionais de habilidades complementares. A dica para os gestores é não buscar apenas profissionais com perfil compatível com o seu próprio. Tendo em vista que todos os profissionais têm deficiências, um bom time é aquele em que um funcionário é capaz de compensar o que falta em outro.
Liderança é inspiração
O especialista conta que, em sua trajetória, teve a sorte de ser acompanhado por ótimos chefes. Com um deles, aprendeu que uma boa estratégia para quem quer progredir na carreira é focar nas habilidades de seus líderes. É claro que, como todo ser humano, chefes também têm defeitos, mas conquistaram posição de destaque por terem qualidades de destaque.
Pode ser a agilidade em resolver problemas, o jogo de cintura ao lidar com clientes, a capacidade de planejar com perfeição. O funcionário sempre ganha ao se esforçar para aprender com seus líderes e superar suas debilidades.
Para quem já está no comando do time, uma dica de Coutinho é olhar para fora. No mundo inteiro, mesmo em tempos de crise, há empresas que conquistam muito sucesso. Qual é o segredo desses negócios? O que seus líderes têm de especial? Investigar e estabelecer relacionamentos é sempre uma troca de conhecimentos muito rica.
Quer saber mais sobre nosso software de gestão, o Imobiliária21? Acesse nosso material técnico ou, se preferir, solicite contato de um de nossos consultores.