Gestão de condomínios: o que aprendemos com nossos clientes – e vamos contar para você

Cada empresa tem seu jeito próprio de trabalhar. Em uma mesma área de atuação, como a gestão de condomínios, procedimentos como o controle da inadimplência e a geração de boletos, por exemplo, podem ser feitos de maneira radicalmente diferente se compararmos um negócio a outro.

A natureza e o tamanho da empresa também exercem influência fundamental: pequenas, médias e grandes administradoras e condomínios que fazem a própria gestão enfrentam desafios diários completamente diversos.

Ainda assim, negócios de todos os tamanhos e natureza podem se beneficiar da tecnologia para otimizar processos. Pensando nisso, conversamos com alguns dos nossos clientes para mostrar como eles têm usado o Condomínio 21 para resolver problemas do dia a dia. Confira!

Gestão de condomínios: o que aprendemos com nossos clientes?

Gestão automatizada, mas flexível

Condomínio Lago Azul (PA), 272 unidades

O condomínio Lago Azul, em Ananindeua (PA), usa a solução da Group Software há cerca de dois anos para facilitar os detalhes da gestão das 272 unidades. Ana Cleide Abraão, assistente administrativa do condomínio, conta que a grande vantagem do sistema sobre outras opções semelhantes é a possibilidade de automatizar tarefas como a baixa automática de títulos ou o cadastro de condôminos e, ainda assim, ter abertura para fazer ajustes manuais quando necessário.

Dois exemplos práticos esclarecem a situação: é comum que quando o condômino, por algum motivo, não pode pagar um boleto, a administração aceite um depósito em conta como pagamento. Manualmente, o sistema permite a baixa do título, mesmo que ele não tenha sido efetivamente pago. Outra situação recorrente é que uma única pessoa seja proprietária de mais de uma unidade. Nesse caso, o sistema permite a unificação dos boletos: mais prático para a administração, mais prático para o condômino.

Redução de erros

Conescon (BA), 66 condomínios

A Conescon Assessoramento Contábil, em Salvador, cuida de 66 condomínios. Para lidar com um volume maior de informações, a empresa decidiu adotar um sistema que automatizasse processos como a conciliação bancária e a cobrança, que antes eram feitos com a ajuda de planilhas. Rosângela Silva, assistente contábil da empresa, conta que além de facilitar o encontro das informações e tornar a operação mais rápida, a automatização ajudou a reduzir os erros de contabilidade. Ou seja, os funcionários ganham mais tempo não só por se livrarem de tarefas mecânicas como por reduzir a quantidade de retrabalho.

Serviço personalizado

Ivel Administração de Condomínios (SP), 14 condomínios

Se administradoras maiores precisam lidar com o grande volume de informações, as menores lidam com o acúmulo de funções. É o caso da Ivel Administração de Condomínios, que gerencia 14 prédios em São Paulo e usa o Condomínio21 há mais de 10 anos. A dona da empresa, Marian Fiore, além de administrar todos os recursos do negócio ainda é responsável pela contabilidade.

Para ela, o benefício mais precioso da adoção da tecnologia foi o ganho de tempo. Como uma administradora pequena, a empresa presta um serviço mais personalizado. Funções que automatizam processos mecânicos como a baixa automática e a automatização de lançamentos permitem que a empresária tenha mais tempo disponível para avaliar com cuidado situações particulares de cada condomínio, além de se dedicar mais à administração do negócio.

Diferencial para o cliente

Exata Contabilidade de Condomínios (DF), 27 condomínios

A brasiliense Exata Contabilidade de Condomínios é responsável pela gestão de 27 condomínios e percebeu que investir em facilidade e simplicidade traria bons resultados. Desde 2009, a empresa usa o Condomínio 21 para apoiar as tarefas administrativas. Thyago Ferreira, diretor e responsável pela Contabilidade, conta que a transparência e simplicidade da interface já eram uma vantagem tanto para quem operava o sistema quanto para síndicos e condôminos que recebiam relatórios gerados pelo software.

Buscando investir em diferenciais para os clientes e praticidade do trabalho, a empresa decidiu otimizar, também, as demandas dos condôminos. Hoje, a Exata disponibiliza solicitação de segunda via de boletos e reserva de espaços online via mobile, o que tem trazido retorno positivo e é percebido como valor pelos condôminos.

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