Última atualização: 26 de outubro de 2023
Em 2018, os jovens nascidos a partir dos anos 2000 começam a atingir a maioridade e entrar oficialmente no mercado de trabalho. Mas a nossa intenção com essa informação não é te fazer se sentir velho! O importante aqui é pensar que, ao adquirir independência financeira, essa parcela da população passa a consumir com mais frequência, a contratar serviços e, possivelmente, a procurar um lugar para morar.
E por que isso é uma grande mudança? A conhecida Geração Z – representada, oficialmente, pelos nascidos após 1996 – já nasceu na era da Internet. Diferente da anterior Geração X, que experimentou a transição de um mundo analógico para um mundo digital, esses jovens conheceram a vida a partir da lógica online. Para pessoas dessa faixa etária, consumir serviços virtuais é algo natural.
O aumento no consumo de serviços online não é novidade. Dados do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) apontam que 90% das buscas para locação começam online. Por isso, é importante entender como esses potenciais clientes agem na rede. Quando falamos de uma geração com características tão próprias, isso pode ser fundamental para que a sua imobiliária continue no mercado em longo prazo.
Confira algumas dicas sobre o comportamento da geração Z – e como a sua imobiliária pode conquistá-los.
Eles estão acostumados com respostas instantâneas
Na Internet, tudo é automático. Por isso, um cliente da Geração Z valoriza rapidez no serviço. Isso vale para orçamentos, segunda via de boletos, e informações sobre os produtos disponíveis – especialmente em anúncios virtuais.
Por isso, o digital é sempre a saída. Seja investindo em anúncios de qualidade na Internet, em canais de comunicação digital ou em ferramentas que possibilitem maior rapidez no gerenciamento de informações.
Eles se importam com a comunidade
Uma pesquisa realizada pela App.Folio mostra que 63% desses jovens costumam se envolver em causas sociais e esperam que as empresas façam o mesmo. Portanto, também tendem a boicotar serviços que não possuem essa orientação.
Para isso, não basta apenas apoiar projetos financeiramente – o engajamento deve ser genuíno. Buscar otimizar os processos internos, produzindo menos lixo, por exemplo, pode colocar sua empresa à frente da concorrência aos olhos da geração Z. Além disso, buscar oferecer produtos que estejam de acordo com esse tipo de política também é uma forma de atraí-los.
Para eles, a Internet é muito mais que uma ferramenta
A geração Z confia nas informações que encontra online e sabe filtrar bem esses conteúdos. Por isso, atenção ao que andam dizendo da sua imobiliária nas redes é fundamental (confira nosso post sobre isso aqui). Recomendação é tudo e para esses jovens, a opinião de desconhecidos na Internet também conta.
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