Como aproveitar ao máximo o fluxo da Black Friday?

A Black Friday brasileira já tem lugar cativo no calendário de grandes datas para o varejo. Desde 2010, o evento vem crescendo, e a expectativa para este ano, segundo o Google, é de um aumento de 15% a 20% das vendas em relação a 2016. Embora, este ano, a data tenha dividido opiniões por ser muito próxima ao natal, o fato é que 68% dos entrevistados na pesquisa pretendem comprar algo durante o período de liquidações.

Separamos três dicas para lojistas que pretendem participar das promoções.

Oportunidade única

A economia brasileira vem se recuperando, mas o consumidor ainda sofre com endividamento, baixo poder aquisitivo e desemprego. As liquidações podem ser a saída para que esse cliente seja atraído novamente às lojas. No entanto, é fundamental que ele perceba a oportunidade como algo único, imperdível.

Para isso, vale ajustar as estratégias do evento e a divulgação. Os grandes descontos devem ser aplicados em itens relevantes, e a duração do evento também deve criar uma certa sensação de urgência.

Descontos reais

Quem não se lembra dos fiascos das primeiras Black Fridays no Brasil? Várias lojas foram acusadas de “maquiar” os preços originais dos produtos para aumentar o valor do desconto, o que gerou denúncias sérias no Procon. Outra crítica é a de que muitos dos descontos não são expressivos, descaracterizando o evento e chegando até a virar motivo de piada.

Felizmente, as manifestações negativas são minoria. A pesquisa do Google revelou que apenas apenas 8% dos comentários online sobre a data no ano passado foram negativos. 55% dos comentários costumam ser positivos (elogiando descontos e preços) e 37% são neutros (apenas atestam a existência do evento).

Para atrair esse consumidor que pretende fazer compras na data, é fundamental pensar que ele está muito mais atento que há alguns anos. O segredo é encontrar o equilíbrio. Selecionar os produtos em estoque que sejam relevantes e tenham margem para gerar resultados. Isso significa eliminar a necessidade de mentir para o público, mas sem o perigo de não alcançar lucros.

Fim de ano

Se, por um lado, há aqueles que acreditam que a Black Friday “esvazia” o natal por acontecer perto da data, há aqueles que acreditam que a proximidade é positiva. No fim do ano, com o 13º e as bonificações chegando, o consumidor está mais propenso a fazer grandes compras. Uma promoção imperdível pode ser a motivação que esse cliente precisa.

Além do mais, a Black Friday serve como uma oportunidade de marketing. Visitando a loja antes do período de comemorações, o frequentador aproveita para conhecer as possibilidades e as condições de compra para as datas festivas. Aproveite, portanto, para exibir o que a sua loja tem de melhor.

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