3 dicas para otimizar o faturamento de locações

O faturamento de locações é um processo tão rotineiro para imobiliárias que dificilmente é alvo de melhorias. Porém, uma olhada mais cuidadosa para os processos da sua empresa pode revelar oportunidades de redução de custos, aumento da produtividade e redução da possibilidade de erros. Confira nossas dicas:

1.Atenção à gestão da informação

Registrar informações em documentos ou planilhas pode ser a forma de trabalhar de muitas imobiliárias, mas isso não significa que essa é a maneira mais eficiente de lidar com a gestão de dados. Sistemas descentralizados abrem espaço para duplicação de informações e alterações indevidas. Além disso, dificultam a geração de relatórios como o de faturamento de locações. O ideal, portanto, é contar com um software unificado para uso de todos os funcionários.

Mesmo empresas que possuem um sistema unificado podem cometer erros em não estabelecer uma rotina para atualização constante das informações. É importante manter em mente que atualizar os dados referentes às locações com frequência reflete-se em uma economia significativa de tempo na hora de emitir relatórios e cobranças.

2.Processamento em lotes

Essa dica diz respeito, principalmente, ao aumento da produtividade da equipe. Vamos considerar, por exemplo, uma imobiliária que gere 200 contratos de locação: o funcionário responsável por realizar o cálculo de faturamento de todas as unidades e, posteriormente, gerar todos os títulos de cobrança, provavelmente dedica dias a essa atividade.

É nesse momento que a adoção de uma ferramenta tecnológica pode fazer toda a diferença. Dispondo dos dados de contrato cadastrados, um software de gestão pode gerar o cálculo de faturamento em lotes, assim como as cobranças. Isso significa diminuir drasticamente o tempo gasto em tarefas mecânicas e repetitivas, permitindo que o talento da equipe possa ser melhor aproveitado para dedicação aos clientes.

3.Cobrança automatizada

Mencionamos, no tópico anterior, a possibilidade de emitir cobrança em lotes por meio de um software, eliminando a necessidade de geração de boletos, um a um, pelo sistema do banco. Há, porém, empresas que trabalham com o pagamento de aluguel pessoalmente, na sede da imobiliária. É importante ressaltar que esse tipo de cobrança deverá ser extinta nos próximos meses – saiba mais aqui sobre as definições da Febraban sobre cobrança registrada.

Além de garantir o cumprimento das normas, automatizar o processo de cobrança pode significar redução de custos para a imobiliária, já que elimina a necessidade de atendimento dentro da empresa.

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to operacoes@groupsoftware.com.br

× Como posso te ajudar?
condomínio21 gestão financeirawhatsapp-no-atendimento-dos-shoppings