Aprenda como engajar moradores na administração de condomínios

Realizar as atividades que a gestão de um condomínio demanda já é, por si só, uma tarefa complicada de ser feita. No entanto, algumas questões tornam esse trabalho ainda mais desafiador, como por exemplo, a necessidade de manter a harmonia desse local onde vivem pessoas que podem apresentar diversas diferenças culturais e ideológicas. Logo, saber como engajar moradores na administração de condomínios é um item chave para garantir uma boa convivência entre eles e assim facilitar a resolução de problemas pertinentes a todos.

Dessa forma, cultivar um bom relacionamento entre os vizinhos pode facilitar na resolução das pautas convenientes ao condomínio e, além disso, pode melhorar a qualidade dos processos democráticos referentes ao mesmo. Por esse motivo é essencial que os administradores de condomínio e principalmente o síndico, busquem formas de incentivar os condôminos a participar das atividades de gestão condominial.

E o que você achou a respeito deste assunto? Aproveite a leitura deste artigo, nele vamos mostrar a importância do engajamento dos moradores e o que pode ser feito para atingir esse objetivo.

Veja a importância de engajar moradores na administração de condomínios

Ao administrar condomínios é fundamental buscar mecanismos que tornem a sua tomada de decisão mais assertiva. Afinal, o dever do administrador é entregar aos clientes soluções concretas e práticas para seus problemas. Dessa forma, o mecanismo mais eficaz de obter sucesso é manter os condôminos a par dos afazeres administrativos do residencial e escutar as suas sugestões.

Esse é o principal motivo para engajar moradores na administração de condomínios. Afinal, a partir do momento que entendemos as dores, as chances de tomar decisões efetivas crescem subitamente.

Além disso, a implementação dessa ação poderá aumentar a produtividade do seu trabalho, fazendo com que se economize dinheiro e, principalmente, tempo. Dessa forma, para que possamos fazer uma gestão condominial mais democrática, é preciso investir no seu relacionamento com os moradores.

Saiba como engajar moradores na administração de condomínios

Existem diferentes motivos que levam os moradores a não se envolverem com as questões do condomínio, que vão desde desinteresse, falta de tempo e até mesmo vergonha. Para diminuir as variáveis, algumas medidas podem minimizar esse cenário, tais como:

Promova a comunicação

Quanto mais oportunidade para acessar as informações, melhor será o envolvimento de todos. Saiba quais são os canais que os moradores podem ser incluídos: redes sociais, softwares de integração, informativos in loco, entre outros. É importante garantir que todos tenham acesso às informações sempre que for necessário.

e book gesto financeira para condomniosPowered by Rock Convert

Algumas fornecedoras de softwares de gestão condominial oferecem soluções por meio de sistemas que se integram com WhatsApp. Através dessa ferramenta, lembretes de boletos a vencer e datas de assembleias, por exemplo, podem ser enviados aos condôminos, aumentando a eficiência da comunicação entre os envolvidos.

Faça uma gestão transparente

É comum que os administradores de condomínio e síndicos recebam questionamentos a respeito das finanças condominiais. Portanto, para que conflitos desnecessários não aconteçam é importante realizar uma gestão transparente. Disponibilizar as atas de reunião, planilhas de despesas e investimentos do condomínio diminuirão a margem de reclamações dos clientes. Além disso, contribui para estabelecer uma relação de confiança entre as partes envolvidas.

Planeje calendário de reuniões

É claro que vai existir imprevistos, mas a melhor maneira para evitar dispersões e faltosos nas assembleias e reuniões é planejar a agenda da administração e informar os moradores com antecedência. Essa prática permite que eles se programem para participar.

Pensando naqueles que não consigam estar presentes fisicamente nas assembleias, uma ótima saída seria oferecer encontros virtuais, que além de abranger a participação dos demais moradores, podem ficar registrados para ser acessado em um outro momento.

Invista em um software de gestão condominial

Atualmente, os softwares de gestão têm se difundido cada vez mais na administração de condomínios. São inúmeros os benefícios que esses podem oferecer ao seu trabalho, e inclusive, podem auxiliar na otimização de todos os tópicos listados ao longo do texto.

De fato, esses sistemas oferecem comodidade aos administradores, já que estes possuem funcionalidades que tornam o seu trabalho menos complexo e também possuem recursos que facilitam o entendimento dos custos por parte dos clientes. Dessa forma, os gestores de condomínio podem e devem usar da tecnologia para se aproximarem dos clientes, e assim, engajá-los na administração condominial.

Veja abaixo alguns dos benefícios dos softwares para gestão condominial:

  • otimização do tempo de trabalho;
  • automatização dos processos de análises;
  • acesso em tempo real aos dados;
  • maior segurança dos dados;
  • compartilhamento de informações com as partes interessadas;
  • redução de custos da empresa;
  • tomada de decisão mais rápida;
  • monitoramento do fluxo de caixa, contas a pagar e a receber.

Quer entender mais como a tecnologia pode ser uma excelente solução para condomínios? Entre em contato com um consultor e conheça melhor a Group Condomínios!

cta padroPowered by Rock Convert

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
atualizao-na-convençao-de-condominioSoftware para administradoras de condomínios
× Como posso te ajudar?