Economia imobiliária: dicas e práticas

Traçar planos para economizar é um objetivo importante para qualquer empresa, seja qual for o seu segmento de atuação. Logo, com o mercado imobiliário não poderia ser diferente. 

Atualmente,devido às consequências impostas pelo isolamento social, alcançar a meta de economia imobiliária se tornou uma tarefa ainda mais complicada. Para algumas imobiliárias, esse novo cenário tem dificultado a forma de se relacionar com os clientes, o que prejudica o fechamento de negócios e consequentemente diminui os lucros da organização. 

Apesar desse panorama desanimador, existem técnicas e ferramentas que podem ser aliadas a uma estratégia focada em economia, visando a saúde do negócio. Muitas dessas técnicas podem ser a solução tão aclamada para os problemas que sua empresa enfrenta.

Caso você se identifique com essa situação, continue a leitura! Nesse artigo vamos dissertar a respeito de práticas que podem ser adotadas para contornar os problemas financeiros que a sua imobiliária enfrenta.

Controle financeiro

Pode parecer óbvio, mas o controle da gestão financeira de sua imobiliária é algo que não pode deixar de ser falado quando se trata de economia imobiliária. Muitas vezes, até em grande empresas, o problema por trás de um prejuízo, é a falta de controle, isto é, falha no monitoramento de todos os processos que envolvem este setor. Para controlar seu financeiro de ponta a ponta é preciso de seguir três passos:

  • Planejamento
  • Estratégia
  • Acompanhamento e Análise

No planejamento é preciso estudar onde você está e aonde você quer chegar, estabelecendo metas realistas e alcançáveis em curto, médio e longo prazo. Em seguida é preciso pensar em como você vai alcançar essas metas e essa será sua estratégia. Nesse sentido, seu planejamento é o destino e sua estratégia é a jornada, ou seja, o caminho a ser tomado para alcançar as metas.

Após o alinhamento de planejamento e estratégia, é importante estabelecer como será feito o acompanhamento e análise das atividades do seu negócio. Esta é uma etapa recorrente, aqui você fará o acompanhamento de sua estratégia e analisará como estão sendo os resultados, ou seja:

  • Está dentro do esperado? 
  • Existem falhas? 
  • Se sim, como corrigi-las ou eliminá-las? 

Basicamente, o acompanhamento serve para saber o que está dando errado ou certo e, assim, eliminar falhas e focar nos acertos.

Acompanhamento digital e online

Aplicar tecnologia em sua imobiliária sempre trará resultados, e esta é uma dica extra que pode se aliar a todos os pontos citados acima, principalmente na leitura dos dados obtidos da sua empresa. Trata-se de um software para controle financeiro em nuvem.

Com esta tecnologia, acompanhar o seu financeiro será uma tarefa simples de ser realizada e de forma prática. Isto porque com dados armazenados em nuvem, será possível estudar o desempenho financeiro de onde e quando quiser. Além de permitir uma leitura rápida de gráficos dinâmicos por meio de um dashboard intuitivo.

Quanto mais flexibilidade, organização e versatilidade você tiver para acompanhar o desempenho financeiro de sua empresa, mais fácil será de alcançar metas.

Powered by Rock Convert

Também será mais fácil de identificar não apenas falhas, mas também gastos que podem ser cortados e tarefas que podem ser otimizadas, resultando em um aumento da margem de lucro.

Automatização de processos

Acima foi falado como um software para imobiliária pode lhe ajudar no controle e organização do seu negócio, mas além disso é possível aproveitar de automações que estes sistemas oferecem. Vamos entender.

Um produto como um software administrativo é capaz de automatizar tarefas repetitivas e desgastantes. A automação de processos como, controle de inadimplência, envio de boletos e lançamento de contas a pagar/receber, por exemplo, reduzirá suas despesas. Além disso, você terá menos trabalho manual, mais tempo para seus funcionários agirem estrategicamente e, consequentemente, mais receita.

Afinal, existem duas formas de alcançar uma maior margem de lucro e maior economia imobiliária, sendo elas reduzindo gastos ou aumentando receitas. A automatização de processos lhe ajudará por ambos os flancos.

Atente-se às medidas governamentais 

Parte da solução dos seus problemas financeiros estão fora de sua empresa. Pensando nisso, é preciso ficar atento ao que acontece ao seu redor. Em um cenário de pandemia, de tempos em tempos, surge uma medida nova assumida pelo governo. Ficar por dentro de todas é complicado, mas necessário.

A questão é não deixar uma oportunidade de alcançar a economia imobiliária passar despercebida ou reconhecê-la tarde demais. Como exemplo disso, temos as medidas tomadas pelo Governo Federal voltadas para a redução de custos de empresas em geral.Estas permitem que tributos e obrigações possam ser cumpridas ao fim do período de quarentena.

Esse tipo de medida pode ser a chance de aliviar um gargalo em sua empresa e não pode ser ignorada. O mercado e o ambiente em que ele está inserido muda de forma constante, portanto acompanhá-lo de perto sempre é o ideal para detectar tendências e oportunidades.

 

Todas essas técnicas e ferramentas quando aplicadas na rotina imobiliária, levarão o aprimoramento do seu negócio ao mais alto nível. Mas para atingir metas de economia, assim como qualquer outra é importante avaliar a produtividade de sua empresa e saber eliminar esforços desnecessários.

Pensando nisso, gostaria de indicar a você um artigo explicando melhor como aumentar a produtividade de sua imobiliária, acesse-o clicando no banner abaixo!

Powered by Rock Convert

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to [email protected]

× Como posso te ajudar?
relatório financeiroextinção-do-contrato-de-locação