Coronavírus na administração de condomínios

O avanço do coronavírus se tornou um sério desafio para as economias de todo o mundo. No Brasil, assim como em outros países, a declaração da quarentena resultou em uma redução drástica da oferta de produtos e serviços por consequência da paralisação de empresas, e também, da demanda, por conta da cessação de eventos sociais. 

Este cenário causa incerteza e entender os efeitos econômicos do momento e os que estão por vir, se tornou um trabalho de especulação. Sendo assim, movimentos financeiros, como investimentos, se tornaram atividades imprevisíveis e custosas.

Acreditamos que o momento seja de resguardar e manter a constância do seu empreendimento. Voltando ao estado normal da economia nada mais será como era antes. Isso porque ao enfrentar crises como essa, as pessoas e o mercado se adaptam a novos métodos e práticas. Pensando nisso, você como empresário deverá repensar sua forma de agir para sair à frente quando essa calamidade chegar ao fim. 

Sendo assim, preparamos um material para que você seja capaz de reestruturar o seu empreendimento, superar os efeitos do coronavírus na administração de condomínios e retomar o crescimento de sua empresa.

 

Não se apavore! Olhe para seu financeiro

A primeira coisa a se fazer neste momento de crise e incerteza é respirar e pensar que tudo vai passar. E, quando passar, sua empresa precisa estar de pé e saudável. O segundo passo é trabalhar para o que o financeiro da sua administradora e dos condomínios que ela administra estejam fortes o bastante para aguentar a crise. 

Dessa forma, o que você precisa é de organização. Calma, nós vamos te ajudar.

Olhe para a saúde da sua Administradora

Em momentos como esse, todos sabemos que o dinheiro vai dar uma apertada. Mantendo este raciocínio, estude bem todas as opções e “planos B” que podem ser levados em consideração para uma tomada de decisão mais sábia. Esse estudo apresentará a você soluções para uma administração mais saudável do seu negócio.

  • Avalie seus custos fixos para os próximos 3 meses
  • Você tem caixa suficiente para aguentar a crise, aconteça o que acontecer?
    • Se sua resposta for sim, está tudo bem. O seu financeiro está pronto para aguentar o que vier.
    • Se sua resposta for não, como a maioria, é hora de pensar mais afundo:
      • Quais cortes posso fazer sem influenciar meus resultados?
      • O que posso negociar para pagar daqui algum tempo?
      • O que posso parcelar para não deixar de pagar?
      • E se algum cliente deixar de pagar? Como fica minha inadimplência condominial? Qual o tipo de negociação posso oferecer para não perdê-los?

Esse mesmo exercício se estende aos condomínios que você administra. Nesse caso, você precisará olhar com carinho para a saúde de cada um deles e buscar maneiras de ajudá-los nesse momento.

Olhe para a saúde financeira de seus clientes

  • Quais os custos fixos que não devem ser comprometidos e quais podem ser cortados?
  • Quais conseguimos negociar com fornecedores?
  • Como organizar a inadimplência?
  • Como ficam os acordos?

Para cada um dos pontos apresentados acima, é preciso ter um plano de ação definido. Desta forma, você já terá em ordem os movimentos estratégicos e financeiros a serem executados, sempre visando o bem estar do seu negócio.

 

Acompanhe o mercado

Ao falarmos de mercado, devemos pensar em três vertentes:

  • Mercado de concorrentes;
  • Mercado financeiro;
  • Clientes.

Mercado de concorrentes

Ao tratarmos de concorrentes, estamos falando de Benchmarking. Isto é, realizar uma análise estratégica aprofundada e selecionar as melhores práticas que estão sendo usadas ou já foram usadas por empresas do seu setor. Fazer esse estudo de boas práticas e adaptá-las ao seu negócio é um exercício já feito por empresas há muito tempo, mas agora mais do que anteriormente. Esta prática é importantíssima para trazer bons resultados economizando tempo e dinheiro.

Dica de ouro: Também é importante entender aquelas práticas já feitas por empresas do mesmo setor que não deram certo. Você pode estar pensando de forma parecida e prestes a executar um plano que será ineficiente. Lembre-se, aprender com o erro dos outros é mais sábio que aprender com os próprios.

Mercado financeiro

É importante ter em mente que tudo que pode acontecer com o seu negócio, vai acontecer no mercado financeiro antes. Pensando assim, mantenha-se atento ao comportamento deste. Fique por dentro do que os economistas estão falando, consulte os principais especialistas e desenvolva planos estratégicos alinhados com mercado financeiro.

Entender o funcionamento e comportamento deste lado do mercado, não só lhe trará mais previsibilidade do que pode ou vai acontecer, mas também revelará oportunidades de investimentos capazes de trazer resultados até mesmo melhores que o esperado. Portanto, não perca tempo e acompanhe!

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Clientes

Já citamos anteriormente a importância de atentar-se à saúde financeira de seus clientes.

Ainda mantendo o olhar no cliente, vale destacar a evolução que tivemos em relação a aceitação tecnológica por sua parte. Este momento trouxe ao nosso dia-a-dia uma maior adaptabilidade com a tecnologia. O distanciamento social revelou uma necessidade de nos adaptarmos a processos digitais.

Mantendo essa lógica, é possível perceber uma oportunidade e necessidade de oferecer aos nossos clientes, soluções virtuais, para manter-los próximos, mesmo não sendo fisicamente.

 

Use a tecnologia a seu favor

Durante a quarentena o movimento nos condomínios está aumentando e sua demanda também, mas isso não quer dizer que sua remuneração esteja. Por isso, mais do que nunca é hora de fazer mais com menos, aí que entra a automação de processos.

Em momentos de crise, fortes líderes são precisos, e um bom líder sabe ser transparente, independente do nível de dificuldade que um contexto pode trazer. Um método de manter a transparência e principalmente, tirar dúvidas de condôminos, são as Assembleias Virtuais, que além de serem mais eficientes do que a assembleia tradicional, serão essenciais em momentos como este.

Além disso, por consequência da quarentena, o movimento nos condomínios aumentaram e junto, a demanda pelos espaços comuns também. Por isso, é imprescindível que você seja capaz de oferecer aos seus clientes uma opção de sistema de reservas desses espaços, de forma 100% integrada e digitalizada.

 

Saia da sua zona de conforto, você pode estar perdendo dinheiro

Para iniciarmos um processo de retomada precisaremos realizar investimentos. Desse modo, uma dica para ajudar a abater o sufoco é encontrar soluções de remuneração indireta. Isto é, uma solução de fonte além da mensalidade condominial que contribuirá como um complemento de renda para o seu negócio.

Um modelo de negócio que podemos citar em função disso é o cashback, algo que já é tendência do mercado condominial e poderá servir de grande ajuda para você e seu negócio. São, basicamente, benefícios monetários resultantes de operações financeiras como pagamento de contas.

Outra saída extremamente interessante seria o investimento em energia sustentável. Isso porque atualmente a energia sustentável é uma boa solução para quem pensa em economia, já que através dela, os condomínios que você administra e sua própria administradora, poderão abater até 30% do valor da sua conta. Ao optar por investir em um serviço como esse, você continua recebendo energia da sua fornecedora normalmente, só que é possível fazer um abate no seu consumo, com créditos gerados pela empresa fornecedora de energia sustentável.

 

Quando tudo passar

As dicas citadas acima são passos essenciais para manter o funcionamento de sua administradora de forma constante e saudável durante esses momentos difíceis. Mas vale reforçar que tudo passa, e quando passar, o foco será nas metas, objetivos e em fazer o seu negócio crescer. Dessa forma, é preciso aumentar a sua produtividade, e por isso,  separamos um conteúdo específico buscando o aperfeiçoamento dessa tática. 

 

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