Condomínio inteligente: O que é e como contribui para o sucesso da sua administradora?

O avanço da imersão tecnológica tem tomado proporções cada vez maiores e, com isso, demanda de uma grande necessidade de adaptação nos centros urbanos. Dessa forma, aliar a tecnologia aos seus empreendimentos é algo inquestionável para o sucesso de sua empresa. Por esse motivo, de forma a oferecer a seus clientes as melhores soluções, o conceito de condomínio Inteligente precisa necessariamente ser parte da realidade da sua administradora de condomínios.

Ao falar de tecnologia, devemos ter um pensamento exponencial, isto porque quanto mais as tecnologias se desenvolvem, mais potencializado será sua evolução propriamente dita resultando em mais benefícios aos seus usuários. Mantendo essa lógica, é dever de qualquer empreendedor manter-se antenado às evoluções tecnológicas para que não fique para trás.

A tecnologia também tem potencializado os investimentos estratégicos.  O alto volume de tecnologias no mercado traz inúmeros benefícios aos seus consumidores, e entre eles está o barateamento de processos e ferramentas, tornando cada vez mais a transformação do condomínio em inteligente mais acessível.

Pensando nisso, devemos entender o que é um condomínio inteligente, como ele influencia sua administradora e quais as vantagens que ele oferece.

 

O que é o condomínio inteligente

Condomínios inteligentes são aqueles que possuem alto nível de tecnologia envolvida em seus processos, visando a melhor interação de todos os elementos que os fazem funcionar. Mas, para ser inteligente não basta apenas ter tecnologias, elas também devem ser capazes de integrar umas às outras. Isto é, as ferramentas devem comunicar entre si, por exemplo, um sistema de controle de acesso que pode ser controlado por um aplicativo. Quanto mais conectado os processos forem entre si, menores serão os gastos e esforços para executá-los.

A ideia por trás do termo “condomínio inteligente” é que a partir do uso da internet e da tecnologia, a relação entre as pessoas  que compõem o ambiente condominial seja otimizada. Essa otimização diz respeito a descomplicar processos, através por exemplo do controle remoto e automatização de procedimentos, visando o aumento de produtividade da equipe e redução de custos. 

Com relação à economia, uma grande aliada dos condomínios inteligentes é a sustentabilidade. Existem várias tecnologias sustentáveis que ajudam na preservação do planeta e carecem de custos mais baixos do que a tecnologia usual, provendo assim, benefícios por duas vertentes, unindo o útil ao agradável.  

 

Vantagens e inovações de um condomínio inteligente

Como já foi dito, a principal vantagem de implementar tecnologia em qualquer negócio, é o potencial de barateamento e do aprimoramento de produtividade que ela exerce nos processos administrativos. Pensando nisso, vamos discriminar melhor quais são essas facilitações no mercado condominial e como funcionam.

Assembleia virtual

É frustrante gastar todo aquele tempo para organizar uma assembleia no condomínio e na hora, se deparar com um grande número de faltas, não é mesmo?

Se você se identifica com essa dor de cabeça, uma solução que faz parte de um condomínio inteligente, são as Assembleias Virtuais. Isso porque quando feita no digital, organizar uma assembléia virtual para discutir questões do condomínio lhe apresentará as seguintes vantagens:

  • Redução de gastos e tempo;
  • Redução de ausências;
  • Maiores quóruns;
  • Aumento na objetividade.

Assembleias virtuais proporcionam várias vantagens como, uma redução nas ausências por consequência do fator de flexibilidade. Isso é possível, pois como todas as questões serão discutidas virtualmente, cada participante pode escolher a hora mais conveniente do seu dia-a-dia para participar. Além disso, o procedimento totalmente digital permite maior facilidade na contabilização de votos e uma abordagem mais objetiva para os tópicos a serem discutidos.

Vale destacar que assembleias virtuais podem ser gravadas e arquivadas para a participação posterior de algum ausente.

Inteligência artificial

A inteligência artificial não é mais coisa de filme, mas sim uma realidade que faz cada vez mais parte do nosso dia-a-dia. Sendo assim, implementá-la no seu condomínio hoje, é mais simples do que você imagina e lhe trará várias vantagens, dentre elas:

  • Otimização de comunicação;
  • Precisão em processos e tomada de decisão;
  • Redução de custos;
  • Inovação;
  • Potencialização da experiência do cliente.

Ter uma inteligência artificial em um condomínio inteligente é primordial. Esta por sua vez será capaz de tornar processos de atendimento totalmente automatizados, seja entre sua administradora e seus clientes ou entre os condôminos e o condomínio. 

Atendimentos para reserva de espaços comuns ou para esclarecimento de dúvida, são exemplos de cenários em que a inteligência artificial poderá assumir de forma automatizada durante as 24 horas do dia.

Sistema de controle de acesso

Um sistema de controle de acesso permite um melhor controle de quem entra e quem sai de um condomínio. Hoje existem várias formas de tornar esse método mais moderno, garantindo ainda mais a segurança de moradores, visitantes e contribuintes impossibilitando a entrada de indivíduos não-autorizados.

Controle biométrico

Como já sabemos, biometria já faz parte do ambiente urbano, portanto, é uma tecnologia que deve fazer parte de um condomínio inteligente.

O uso de  biometria aumenta consideravelmente a segurança condominial, já que essa tecnologia faz o controle de todas entradas e saídas do residencial. Além disso, ao ler as impressões digitais de uma pessoa, o sistema indica informações sobre a mesma, como por exemplo se é funcionária do condomínio ou morador, e também,  e o horário do acesso.

Portarias remotas

Atualmente já é possível ter uma portaria sem porteiros, as portarias remotas, mas como assim?

É bem simples, seu condomínio continua com uma guarita na portaria, mas esta em si, não terá nenhuma pessoa dentro. Bem, pelo menos não fisicamente. O sistema funciona a partir de uma central remota conectada à guarita. Desta forma, o porteiro estará em um local remoto e seguro aonde ele acompanhará todo o movimento do condomínio por meio de câmeras e interfone.

e book gesto financeira para condomniosPowered by Rock Convert

Esta medida é mais segura não só para o porteiro, mas também para os moradores. Isso porque a tecnologia impossibilita que assaltantes ameacem o porteiro a fim de obter o acesso liberado.

Software em nuvem

Algo que nem precisa mais ser discutido, é a necessidade de um software de administração para sua administradora. Mas mesmo assim, vale apontar as vantagens que este pode trazer para um condomínio inteligente quando os dados são armazenados em um servidor externo, ou seja, em nuvem. Segue abaixo algumas das vantagens de um software para administradoras de condomínios em nuvem:

  • Mobilidade;
  • Segurança;
  • Sem limites de armazenagem de dados.

A tecnologia em nuvem permite a segurança de dados, por ser capaz de fazer backups de informações. Além disso, como não há armazenamento em computador, não há preocupações com panes no mesmo. Além disso, os dados quando armazenados na nuvem, podem ser acessados de onde quiser e quando quiser, desde que se tenha acesso à internet.

Automações

Outra vantagem que softwares de gestão podem oferecer para sua administradoras são as automações. Já foi mencionado que o condomínio inteligente contribui para redução de esforços e custos na gestão de condominial. Isso é possível devido a automações de processos.

Softwares administrativos são capazes de automatizar processos financeiros, de relacionamento ou até legais, sempre visando a maior produtividade de sua equipe.

Aplicativos para gestão de condomínios

Tudo se resolve através de um um app, correto? Pensando nisso, não podemos deixar de citar o uso de um aplicativo para tornar o seu condomínio mais inteligente.

Aplicativos de comunicação e gestão permitem uma melhor visualização e controle dos processos da empresa na palma da sua mão, potencializando ainda mais a mobilidade e praticidade na gestão. No ambiente condominial, um app pode possibilitar:

  • Controle de portarias;
  • Gestão de encomendas;
  • Régua de cobrança;
  • Segunda via de boleto;
  • Atendimento facilitado.

Implementar um método de comunicação online e mobile pode resultar em uma redução de 80% das demandas de atendimento. Por meio da automação de tarefas e atendimentos, o aplicativo possibilita a otimização do trabalho.

Processos decisivos, como votações de pautas apresentadas em assembleias virtuais, também podem ser assumidos pelo app. Isso faz com que a participação dos condôminos seja maior, uma vez que tudo poderá ser feito de onde quiser e quando quiser, resultando em uma tomada de decisão mais ágil e assertiva.

Gestão eletrônica de documentos

Uma vez que pensamos em inovações tecnológicas, não podemos mais estar lidando com papéis. Para isso existem soluções como a gestão eletrônica de documentos. Esta ferramenta permite armazenar, recuperar, controlar e compartilhar com segurança e eficiência as informações de sua administradora por meio de uma plataforma totalmente dedicada a controlar seus documentos.

Para lidar com burocracia da maneira mais simples possível, basta implementar um software de gestão eletrônica de documentos!

Ao adotar um software de gestão eletrônica de documentos, é possível perceber de imediato mais economia, agilidade e produtividade nos processos. Uma vez que seus documentos serão digitalizados, não existirá mais a necessidade de armazenamento em espaço físico, impressões e nem transporte. Pensando assim, o custo com impressoras e armários para armazenagem serão dispensáveis, além de tornar não só o processo, mas também a sua empresa em si bem mais organizados.

No digital, também não há de se preocupar com extravio no transporte, isto porque todo e qualquer documento que precisa ser enviado a uma pessoa, será perfeitamente direcionado à ela, tornando a prestação de contas mais rápida e eficaz.

Energia sustentável

Ser inteligente também é saber pensar no meio ambiente, que além de ser uma boa atitude por si só, já é tendência do mercado condominial por apresentar benefícios econômicos e destaque no mercado.

Isso acontece porque a energias renováveis são capaz de abater até 30% da conta de luz do condômino. Sendo assim, existem empresas de energia sustentável capazes de estender esse abatimento para a conta da administradora também por meio de um sistema de pontos. Todos saem ganhando!

Além disso, o fator sustentabilidade já influencia na tomada decisão de muitas pessoas hoje. Portanto, tendo este associado ao nome de sua empresa é sempre algo a mais.

 

Agora que você está por dentro do que é um condomínio inteligente e as tecnologias que o compõem, basta entender como aplicar essas tecnologias e quem pode te ajudar a alcançar esse nível e levar o seu condomínio para o futuro.

Para isso, basta acessar o material abaixo!

cta padro 2 1Powered by Rock Convert

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

técnicas de vendasatualizao-na-convençao-de-condominio
× Como posso te ajudar?