Ăltima atualização: 20 de julho de 2023
Reduzir a inadimplĂȘncia Ă© um dos maiores desafios para uma empresa que trabalha com pagamentos recorrentes. Isso porque, a falta de pagamento em uma empresa que se mantĂ©m com a economia recorrente, deixa em xeque todo o planejamento previsto. Sendo assim, duas açÔes sĂŁo necessĂĄrias: reprogramar açÔes previstas anteriormente, sem o pagamento dos inadimplentes, ou concentrar os esforços em diminuir o nĂșmero de inadimplentes.
No caso de uma administradora de condomĂnios, o problema Ă© mais grave, porque alĂ©m de comprometer diretamente orçamento da sua gestĂŁo, a inadimplĂȘncia afeta os clientes que fazem o pagamento em dia, tendo em vista que o atraso pode gerar, tambĂ©m, um desconforto entre os condĂŽminos. O fato Ă© que independentemente do segmento da sua empresa, saber como reduzir a inadimplĂȘncia Ă© um desafio que serĂĄ solucionado. Siga essas dicas e abaixe o Ăndice de inadimplentes na sua empresa.
HĂĄ uma sĂ©rie de atitudes para reduzir a taxa de inadimplentes e assim, realizar uma gestĂŁo eficiente. Se for um administrador de condomĂnios, vocĂȘ deve saber que: aumentar a taxa condominial para os que pagam em dia compensarem os inadimplentes nĂŁo Ă© uma atitude eficiente e pode fazer com que o nĂșmero de inadimplĂȘncia aumente.
Nos Ășltimos anos, o Novo CĂłdigo de Processo Civil apresentou melhorias para administradoras e sĂndicos, entretanto, nĂŁo Ă© do interesse de nenhum gestor ter que recorrer Ă justiça para resolver pendĂȘncias com o condĂŽmino.Â
Ă por isso que prevenir Ă© melhor do que remediar, certo? Montamos um passo-a-passo com dicas importantes de como reduzir a inadimplĂȘncia:Â
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COMO REDUZIR A INADIMPLĂNCIA EM 5 PASSOS
Para reduzir a inadimplĂȘncia, sua empresa deve:
1 â Manter o acompanhamento com uma organização rigorosa
2 â Oferecer facilidades para seu cliente fazer o pagamento
3 â Agilizar o processo de cobrança e pagamento
4 â Controlar e medir os resultados
5 â Utilizar a cobrança formal
E lembre-se: a tecnologia te auxilia em todos esses casos. Automatizar tarefas de cobrança Ă© fundamental na sua empresa, isso porque, controlar a inadimplĂȘncia Ă© um trabalho constante. Por isso que Ă© importante economizar tempo, ganhar agilidade e alcançar o objetivo: reduzir a inadimplĂȘncia. Vamos te mostrar, tambĂ©m, como reduzir a inadimplĂȘncia com a ajuda da tecnologia.
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1 â MANTER O ACOMPANHAMENTO COM UMA ORGANIZAĂĂO RIGOROSA
Para manter o controle de inadimplĂȘncia e conseguir reduzi-la, Ă© essencial ter um acompanhamento prĂłximo junto com uma organização rigorosa. Montar fluxos e rotinas de cobranças Ă© imprescindĂvel para que vocĂȘ consiga controlar a inadimplĂȘncia. Ă ideal que o cliente tenha no dia do vencimento do boleto, todas as informaçÔes necessĂĄrias para fazer o pagamento. A tarefa de manter o condĂŽmino informado Ă© da administração, logo, vocĂȘ deve acompanhar as finanças e vencimentos para automatizar todo processo de lembretes e cobranças.
O ideal Ă© criar uma rĂ©gua de cobrança. Com ela, vocĂȘ poderĂĄ programar envios de notificaçÔes e âdirecionarâ o cliente para o pagamento. Dessa forma, vocĂȘ promove o engajamento entre a empresa e cliente, que tende a reduzir a inadimplĂȘncia. AlĂ©m disso, vocĂȘ pode deixar o seu cliente com todas as informaçÔes necessĂĄrias, atravĂ©s das notificaçÔes, e-mails e SMS.
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COMO FAZER UMA RĂGUA DE COBRANĂA EFICIENTE:
Para ter uma rĂ©gua de cobrança eficiente Ă© essencial vocĂȘ ter uma ferramenta para automatizar disparos de e-mails, SMS e notificaçÔes no celular.Â
Com essas 3 formas de notificação, vocĂȘ terĂĄ um alcance mais certeiro e dificilmente as cobranças passarĂŁo despercebidas pelo seu cliente.
Mas, atenção, é importante ter uma estratégia para os envios. As datas devem ser estratégicas e não devem importunar o condÎmino. Uma forma que sugerimos é a seguinte:
- Envio de SMS, e-mail e notificaçÔes via push:
- 10 dias antes do vencimento envio de SMS
- 3 dias antes do vencimento envio de e-mail
- no dia do vencimento envio de notificação via push, e-mail e SMS
- 5 dias após vencimento envio de notificação via push
- 10 dias apĂłs vencimento envio de e-mail e SMS
Esse envio deverĂĄ ser feito de forma prĂĄtica, rĂĄpida e objetiva. Dessa forma, nĂŁo irĂĄ atrasar as suas atividades e vocĂȘ irĂĄ otimizar o seu serviço de cobrança.Â
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2 â OFERECER FACILIDADES PARA SEU CLIENTE FAZER O PAGAMENTOS
Em meio a rotina do cliente, Ă© bem capaz que o boleto do serviço contratado nĂŁo esteja entre as prioridades do dia. Ă um dever do administrador facilitar o acesso aos boletos. Assim, o risco da inadimplĂȘncia irĂĄ diminuir.Â
Isso significa que vocĂȘ deve munir o cliente de informaçÔes Ășteis para fazer esse pagamento. Entretanto, essas informaçÔes devem estar fĂĄceis para o cliente encontrar.Â
Por exemplo: nĂŁo Ă© ideal o cliente ter que ligar para a sua empresa para obter informaçÔes sobre o boleto ou tirar alguma dĂșvida. VocĂȘ deve proporcionar ao cliente um aplicativo, website, em que tenha todas informaçÔes que ele necessita, de forma prĂĄtica e rĂĄpida.
No caso de uma administradora, uma forma interessante de facilitar o acesso do condĂŽmino Ă© oferecer um aplicativo para ĂĄrea do condĂŽmino. No COM21, por exemplo, o aplicativo da Group Software utilizado por condĂŽminos, o boleto Ă© disponibilizado automaticamente e em poucos cliques, o condĂŽmino tem acesso a fatura detalhada com cĂłdigo de barra. Sem precisar entrar em contato com a administradora, sem sair de casa, pelo prĂłprio celular, o condĂŽmino consegue visualizar o boleto. Veja como Ă© simples:
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3 â AUTOMATIZAR O PROCESSO DE COBRANĂA E PAGAMENTO
Como dito no primeiro passo, vocĂȘ deve organizar uma rĂ©gua de cobrança estratĂ©gica para criar um engajamento com o cliente, a fim de que ele nĂŁo se torne inadimplente. Entretanto, o processo da rĂ©gua de cobrança deve ser ĂĄgil. Pense bem, nĂŁo seria eficiente se o envio de e-mails, SMS e notificaçÔes tomassem muito tempo da jornada de trabalho. AlĂ©m disso, o cliente deve ter acesso Ă s informaçÔes que serĂŁo enviadas de forma simples e rĂĄpida.
Assim como na dica 2, o aplicativo COM21 tambĂ©m pode auxiliar nesta tarefa. Em administradoras condomĂnios vocĂȘ consegue enviar SMS, e-mails e notificaçÔes, automaticamente, informando sobre os boletos do cliente, atravĂ©s do app. Nossa ferramenta aumenta o engajamento e ajuda a reduzir a inadimplĂȘncia no condomĂnio.Â
No COM21, sua administradora pode configurar o envio de lembretes de boletos da forma que quiser. O condÎmino receberå os lembretes por SMS, e-mail e como notificação pelo celular! Veja como é simples:
4 â CONTROLAR E MEDIR OS RESULTADOS
ApĂłs seguir os trĂȘs passos anteriores sobre como reduzir a inadimplĂȘncia, vocĂȘ precisarĂĄ controlar o andamento das tarefas realizadas pela sua empresa e medir os resultados. Dessa forma, vocĂȘ encontrarĂĄ gaps para melhorias em seu processo e irĂĄ aperfeiçoĂĄ-lo. Procure saber o motivo da inadimplĂȘncia de seus clientes. Revise a taxa condominial, hĂĄ a possibilidade de reduzir? Faça estudos necessĂĄrios e lembre-se: aumentar a taxa condominial nĂŁo Ă© a solução!
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5 â UTILIZAR A COBRANĂA FORMAL
Seguiu todos os passos e seu Ăndice de inadimplĂȘncia continuou alto? O ideal Ă© buscar um apoio jurĂdico. Desde 2016, o novo CĂłdigo de Processo Civil trouxe alteraçÔes importantes quanto a forma de cobrança aos inadimplentes. O crĂ©dito condominial foi inserido no rol dos tĂtulos executivos. Ou seja, se o inadimplente nĂŁo realizar o pagamento em um perĂodo de trĂȘs dias, poderĂĄ acontecer a penhora das contas bancĂĄrias ou do imĂłvel.Â
Esse processo poderĂĄ ser iniciado apĂłs 90 dias de inadimplĂȘncia. Lembre-se que neste perĂodo, vocĂȘ deverĂĄ tentar acordos e soluçÔes amigĂĄveis para o pagamento. Importante ressaltar que nos acordos e soluçÔes amigĂĄveis, nĂŁo entra descontos para o inadimplentes! O que vocĂȘ pode fazer Ă©: apresentar melhores formas de pagamento, dividir o valor em parcelas, etc.
Gostou das dicas sobre como reduzir a inadimplĂȘncia em uma administradora de condomĂnio? Se quiser ler mais sobre o assunto, separamos um e-book com dicas valiosas de como reduzir a inadimplĂȘncia.