Blockchain: Por que esse sistema revoluciona transações imobiliárias?

A Bitcoin, conhecida como a “criptomoeda”, é um sistema criptografado já usado há algum tempo na Internet. A solução possibilita transações financeiras seguras e sem a mediação de instituições financeiras regularizadas como os bancos. Uma variação desse sistema, o Blockchain, promete agilizar, baratear e deixar mais transparente transações que envolvem mais de dois agentes.

Mas o que é o Blockchain?

O Blockchain é uma estrutura online elaborada para processos que envolvem transações financeiras e armazenamento de dados. Como o nome sugere, o sistema é um bloco que possui milhares de computadores interligados. Essas máquinas contém os mesmos dados da transação em questão como:

  • Contratos;
  • Certificados de propriedade;
  • Declarações de autenticidade;
  • Comprovantes de transação financeira e outros documentos.

Cada bloco é uma transação dentro desse processo. Um novo bloco só surge se o anterior for avaliado e verificado pela maioria dos agentes que fazem parte dele. Assim, através do consenso de validação de assinatura e transações, o Blockchain se configura como um processo seguro e transparente, sem a atuação de uma autoridade central.

As vantagens do Blockchain para as imobiliárias

Transações imobiliárias são extremamente burocráticas e complexas, justamente por envolverem vários agentes como bancos, advogados, seguradoras, empresas de títulos, reguladores, agências fiscais e inspetores. O Blockchain surge como uma opção que, além de agilizar esses processos, o torna mais seguro e menos oneroso. Abaixo listamos com detalhes essas vantagens.

Mais segurança

Além de ter sido desenvolvido com criptografia de última geração, os dados dos processos estão armazenados em vários computadores espalhados pelo mundo, ou seja, milhares deles. Isso anula a possibilidade de fraudes, já que, se alguém tentar invadir o sistema e alterar algum dado, ele terá que fazer isso em todos os computadores.  O Blockchain também forma um sistema de auditoria que passa por todas as etapas do processo, o que deixa a transação mais segura e transparente.

Menor custo

Dentro de processos imobiliários podem haver a presença de vários agentes, como citamos acima, e cada um deles possui um registro próprio. O sistema possibilita a existência de um registro universal, eliminando a necessidade de uma auditoria que verifique a compatibilidade entre todos os agentes.

No Vale do Silício, um registro de propriedade através do Blockchain custa em torno de 15 centavos de dólar. Isso é mais barato, por exemplo, que uma cópia de documento em um cartório brasileiro.

Mais agilidade e transparência

O sistema também elimina a burocracia. Não se torna mais necessário o uso e transferência de documentos físicos entre os agentes. O modelo também funciona como um arquivo de contas digitais, confiável, imutável e visível para todos os interessados, mostrando todos os elementos da transação.

Quer saber mais sobre nosso software de gestão, o Imobiliária21? Acesse nosso material técnico ou, se preferir, solicite contato de um de nossos consultores!

× Como posso te ajudar?
shoppings-e-commercegestao-de-equipe-em-imobiliarias