Qual a importância da assembleia digital durante a pandemia?

A assembleia digital, também conhecida como assembleia online, está sendo uma importante aliada no combate à pandemia de Covid-19. A possibilidade de realizar uma reunião online permite que os condôminos e administradores de condomínio mantenham o distanciamento social, medida recomendada pela OMS, e ainda torna a discussão mais objetiva. É uma solução simples, inteligente e eficaz.

Neste artigo você verá quais são os cuidados necessários em época de pandemia. Saberá também como funciona uma assembleia digital e seus benefícios, percebendo como ela contribui para o estabelecimento da rotina condominial em período de pandemia. Ficou interessado na leitura? Então prossiga!

Quais os cuidados necessários em época de pandemia?

Em época de pandemia, é essencial manter o distanciamento social. Dessa forma, a fim de que possamos nos relacionar uns com os outros respeitando a perspectiva atual, nós temos a necessidade de nos adaptarmos ao “novo normal”. No combate à Covid-19, rapidamente nos adequamos a uma nova realidade, tomando iniciativas individuais com o objetivo de preservar o coletivo.

À vista disso, algumas tecnologias que já existiam, mas que ainda não eram tão difundidas se popularizaram. No caso do mercado condominial, a assembleia digital se tornou uma grande aliada dos administradores de condomínio e vem permitindo que a rotina condominial seja mantida.

A assembleia digital é legalizada?

A assembleia digital entrou em vigor em junho de 2020, com a Lei 14.010 – popularmente chamada de Lei da pandemia – sancionada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro. Essa modalidade funciona a partir de uma plataforma online ou algum aplicativo para condomínio.

Powered by Rock Convert

Quais as vantagens da assembleia em formato digital?

A maior presença dos condôminos é um benefício que se reconhece de imediato. A comodidade para participar é o fator determinante, pois não é necessário se deslocar. Outro benefício importante é que essa modalidade dispensa qualquer tipo de encontro presencial, ou seja, o síndico não precisa se preocupar com a locação de cadeiras e até mesmo sistema de som para realizar a atividade, o que gera uma grande economia ao condomínio.

Além disso, há uma grande redução na burocracia, pois é preciso menos papel por conta de o processo acontecer digitalmente. Outra vantagem é que, com a ata em mãos (no smartphone ou computador), as pessoas podem tomar ciência mais rapidamente e com antecedência das pautas a serem discutidas. Existem Super Apps que tornam todo o processo da assembleia em digital, desde a convocação aos condôminos, assinatura de lista de presença até o seu registro em ata.

Por fim, como há uma maior participação dos envolvidos, as discussões podem ser resolvidas com mais facilidade. Pontos postergados são facilmente levados ao conhecimento e à votação de todos, já que basta apenas cadastrar uma demanda na plataforma gerenciadora da assembleia.

O formato de assembleia digital permite uma maior participação dos condôminos de forma geral, pois facilita o comparecimento, visto que os condôminos podem exercer seu direito ao voto seja onde ele estiver, contanto que tenha acesso à internet.

Gostou do conteúdo? Então confira também o infográfico “5 Passos para fazer uma assembleia online eficiente“!

Powered by Rock Convert

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

 

direitos-do-inquilinocondomínio com seguro predial
× Como posso te ajudar?