Como administrar condomínio de grande porte? Confira as particularidades

A administração de condomínio de grande porte pode ser uma tarefa hercúlea. Gerenciar contas de um grande número de condôminos pode ser árduo se não for desempenhado com grande dedicação e paciência. O controle financeiro precisa ser bem mais apurado, visto o grande volume de recursos.

Este artigo tem como finalidade mostrar a você como deve ser feita uma gestão condominial de grande porte. Lendo, você saberá como lidar com esse desafio. Conhecerá orientações que permitirão ter uma gestão mais acertada e eficiente. Preparado para conhecer essas dicas? Então prossiga com a leitura!

Quais as características dos condomínios de grande porte?

Administrar um condomínio já não é tarefa trivial. Quando se trata de conjuntos condominiais de grande porte, então, a missão se torna ainda mais difícil. Como existem condomínios da ordem de milhares de ocupantes, fica fácil ter uma noção do tamanho do desafio.

Um condomínio de grande porte exige muito mais da administração. O fato de muitos condôminos necessitarem de atenção contínua demanda um tipo de trabalho com maior dedicação. O cuidado com a prestação de contas também deve ser redobrado, porque são números bem mais expressivos.

Como lidar com condomínio de grande porte?

Para efetuar esse trabalho com exímia perícia, o gestor condominial pode se valer de algumas orientações. A seguir, são listadas algumas indicações de diferentes práticas de trabalho que visam melhorar o desempenho do serviço prestado.

Powered by Rock Convert

Definição de protocolos

Devido ao grande número de condôminos, é essencial que os condomínios de maior porte tenham protocolos bem definidos, como políticas de conduta e regras a serem seguidas. Todos devem ser bem informados de tais procedimentos, inclusive quando da chegada de um novo ocupante. A definição de protocolos auxilia na tomada de decisão, ao passo que, ocorrida nova situação, basta seguir o que já está escrito.

Atualização de registros

Ter uma escrituração de registros minuciosa é determinante para uma gestão transparente e que não venha a ser colocada em xeque. Serve também para não haver erros na contabilidade, pois, como o número de condôminos é grande, é possível cometer equívocos caso a entrada e a saída de recursos não sejam bem definidas.

Terceirização

Esse item deve ser seriamente considerado pelo gestor de um grande condomínio. Certamente, feitos os devidos cálculos, é bem mais vantajoso terceirizar determinados serviços do que ter pessoal contratado via CLT. Os encargos e possíveis processos trabalhistas podem justificar uma terceirização. Além disso, os serviços tendem a ser prestados de forma profissionalizada.

Controle de estoque

Devido à alta demanda resultante do grande número de condôminos, alguns itens de manutenção ou de escritório justificam ser estocados. Se esse for o caso, pode haver ganho em eficiência logística e produtividade. É muito mais rápido contar com determinado item em estoque do que ser surpreendido e ainda ter que realizar a compra e esperar a chegada do material.

O trabalho de administrar condomínio de grande porte não precisa ficar a cargo de apenas uma pessoa, representada na pessoa do síndico. Para isso, pode-se contar com empresas especializadas no ramo, como a Group Software. Possuímos anos de tradição no mercado e entregamos aos nossos clientes os melhores sistemas para gestão de condomínios e também o mais completo aplicativo para condomínios.

Entre em contato conosco e conheça as soluções que dispomos para atender os condomínios de grande porte!

Powered by Rock Convert

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
portaria remotavistoria de imóveis
× Como posso te ajudar?